FILIPINAS MINDANAO: ultimato de grupo separatista ao governo.


A visita do presidente Benigno Aquino, em Zamboanga embora não tenha desbloqueado a situação, fez parar a decisão das autoridades em não ceder às exigências das autoridades da Frente Moro de Libertação Nacional para o quinto dia realizada nas áreas da cidade sob seu controle. Hoje, após o que houve mais confrontos e o governo emitiu um ultimato pedindo homens da Mnlf para se renderem ou se prepararem para o pior, e por isso estas áreas urbanas foram evacuadas por ordem das autoridades.
Ao mesmo tempo em que foi comunicada por meio de negociações conduzidas pelo prefeito da cidade.  Isabelle Climaco-Salazar estaria em contacto tanto com o fundador do movimento separatista, Nur Misuari, localizado na ilha de Jolo, longe de Zamboanga, tanto com o comandante dos militantes em acção na cidade, Habier Malik.

Como afirmou o presidente durante sua curta estadia, o porta-voz presidencial Edwin Lacierda disse que "enquanto o governo está a esgotar-se de todos os caminhos para se chegar a uma solução pacífica para a situação, temos de esclarecer que tomamos esta solução sem quaisquer ilusões de que o Estado não hesitará em usar a força para proteger a população”. MISNA 13 de setembro Dde 2013 - 18:43 FILIPINAS

Comentários

Mensagens populares