PAQUISTÃO Política de consenso para lidar com o terrorismo


Governo faz oferta depois de reunião com todos os partidos
O primeiro-ministro paquistanês Nawaz Sharif (Leon Neal / Pool / AFP)
A declaração foi divulgada pelo grupo militante banido após Sharif  ter hospedado líderes de vários partidos parlamentares, militares e de inteligência.
Chefes de partidos políticos têm mandato da decisão da Liga Muçulmana do Paquistão (N) para abrir um diálogo significativo com grupos militantes.
A resolução, que também convocou uma conferência de todos os partidos na província do Baluchistão rebelde, no entanto permanece em silêncio como que o governo vai continuar as negociações que falharam.
"Taliban recebe a oferta de negociações. Vamos debater isso no Majlis-e-Shura [órgão consultivo do grupo] e emitiremos a nossa resposta detalhada após alguns dias ", disse o porta-voz do Tehrik-i-Taliban Pakistan, Shahidullah Shahid.
Na manhã desta segunda-feira, Sharif, em seu discurso de abertura, exortou os partidos políticos para evitar politicagem sobre os principais desafios da economia, o terrorismo e a crise energética lutando por que luta oPaquistão.
"O Paquistão vai entrar na 21 ª século, num sentido real só limpando o terrorismo, que ceifou a vida de milhares de civis e de segurança ", observou Sharif.
E advertiu que o Paquistão poderia sofrer muito se o país permanecesse dividido sobre a questão da luta contra o terrorismo.
O Paquistão Taliban tem travado uma insurgência sangrenta na última década.
O ministro do Interior Chaudhry Nisar Ali disse à Câmara Alta no mês passado que 12.795 vidas foram perdidas em todo o Paquistão em incidentes relacionados com o terrorismo desde 2002. Mas a mídia e fontes não oficiais colocam as mortes em mais de 40.000.

·         No início deste ano, o Talibã também fez uma oferta para manter conversações de paz com o governo paquistanês, mas retirou a oferta, após a morte de seu segundo em comando, Wali ur Rehman, num ataque de drones dos EUA no Waziristão do Norte, em de Maio. ucanews.com repórter, Islamabad 10 set 2013

Comentários

Mensagens populares