FILIPINAS Padre católico entre os 250 reféns

Padre católico entre entre reféns feitos por rebeldes

Outro padre e paroquianos refugiados na igreja quando o combate se passa fora

Soldados patrulham Zamboanga City  depois do assalto da MNLF(PIA 9)
ucanews.com repórter, Zamboanga City
Um padre católico foi um dos cerca de 250 civis que foram tomados como reféns pela  rebelde Frente Moro de Libertação Nacional (FMLN) lutadores na cidade sul filipino de Zamboanga na segunda-feira.
Monsenhor Chris Manongas, administrador da Arquidiocese de Zamboanga, disse o padre Michael Ufana foi feito pelo MNLF atiradores da casa de seus pais. "Eles não foram capazes de sair. A [MNLF] tomou a casa. Foi assim que aconteceu", disse ele.
O Centro de Acção dos Direitos Humanos de Mindanao corroborou o relatório, citando uma testemunha que viu a tomada de Ufana. As autoridades policiais confirmaram: Ufana foi tomado como refém.
Outro sacerdote católico, cujo nome não foi divulgado por razões de segurança, também foi preso numa das aldeias tomadas  pela MNLF.
Manongas disse ucanews.com foi capaz de falar com o segundo sacerdote por telefone. "Ele está dentro da igreja com alguns refugiados. Ele disse que eles não têm comida e água", disse Manongas.
"[Estamos] tendo dificuldade em penetrar no lugar, porque ele está isolado pelos militares. É muito perigoso, porque a luta é em torno da igreja."
Milhares de refugiados, a maioria deles muçulmanos de cinco aldeias tomadas por lutadores da MNLF, procuraram abrigo em três igrejas da região.
"Estamos ajudando. Nós não temos medo. Nosso centro de acção social aqui está trabalhando duro. Estamos mesmo colocando nossas vidas em perigo apenas para ser capazes de ajudar essas pessoas", disse Manongas.
"Nós condenamos na forma mais elevada esta tentativa violenta para tomar a cidade pela MNLF”, disse.
Trocas pesadas de tiros continuaram na terça-feira; o impasse entrou no seu segundo dia. Lança-granadas e morteiros foram disparados sobre a aldeia de Talon-Talon.
A partir de 15:00 na terça-feira várias casas na aldeia de Santa Barbara estavam queimadas. A prefeitura disse que quatro bombeiros tentaram entrar na área, mas foram aconselhados pelos militares a esperar pela libertação.
Escritórios fecharam mais cedo, enquanto as ruas da cidade ficaram vazias. Um toque de recolher foi declarado ontem à noite em toda a cidade e na província vizinha de Basilan.
O número de mortos é actualmente de seis, com 24 feridos. A presidente Benigno Aquino disse que não há necessidade de declarar um estado de emergência em Zamboanga City, dada a presença de forças de segurança do governo.

A MNLF está exigindo a independência do governo filipino. Ucanews 10 set 2013

Comentários

Mensagens populares