Papa FRANCISCO O que pensa sobre o dinheiro

O que pensa Francisco sobre o dinheiro (6)


por ANSELMO BORGES in DN 14 setembro 2013 (Resumo- comentário por Armando Soares)
O Deus verdadeiro opõe-se aos ídolos.
Todos sabem que a Igreja está contra o comunismo como está contra o liberalismo selvagem. Temos de procurar a igualdade de oportunidades e de direitos, lutar por benefícios sociais, por uma reforma digna, férias, descanso, liberdade de associação.."
"Os pobres são o tesouro da Igreja e é preciso cuidar deles, se não tivermos esta visão, construíremos uma Igreja medíocre, sem força.
Não se pode adorar a Deus se o nosso espírito não incluir o necessitado. Por isso manda os padres e os cristãos em geral para as periferias, tanto geográficas como existenciais. Mas, aqui, é preciso insistir que, no cristianismo, a atitude para com a pobreza e o pobre "é - essencialmente - de verdadeiro compromisso". "Esse compromisso tem de ser corpo a corpo", entendendo-se por isso que não bastam as instituições. Há "a obrigação de estabelecer contacto com o necessitado. É preciso cuidar do doente - mesmo quando este suscite repulsa, repugnância, visitar o preso... Custa-me horrores ir a uma prisão, porque é muito duro o que ali se vê. Mas vou na mesma, porque o Senhor quer que fique frente a frente com o necessitado, com o doente".
O pobre não pode ser humilhado.. Uma verdadeira vergonha, uma humilhação, um mau uso da caridade. "É necessário traçar caminhos de promoção e de integração na comunidade. O pobre não tem de ser um eterno marginalizado.
 Aquilo que degrada o pobre é não ter o óleo que o unge de dignidade: o trabalho.

O grande perigo - ou a grande tentação - na assistência aos pobres reside em cair no paternalismo protector que, em última instância, não os deixa crescer."

Comentários

Mensagens populares