SÍRIA Papa Francisco aos G20. “Não à guerra na Síria”


Papa francisco: "Não à guerra na Síria"
"Os líderes dos países do G20 não permanecem inertes diante das tragédias que te suportado a população da Síria e são susceptíveis de trazer mais sofrimento a uma região duramente provada e na necessidade da paz" é um apelo do Papa Francisco na carta dirigida ao presidente Vladimir Putin como Presidente da Assembleia, que se reuniu nos últimos dias em São Petersburgo.
Na carta, o Papa aborda os temas da primeira economia mundial, afirmando entre outras coisas que ele pode realmente prosperar e garantir uma vida digna para todos os seres humanos, mas só se a crise for abordada "com respeito pela pessoa humana e os mais fracos ".
Falando sobre a delicada questão síria, o Papa pede "um novo compromisso de prosseguir com coragem e determinação, uma solução pacífica através do diálogo e da negociação entre as partes envolvidas." A todos os participantes na cimeira, o pontífice faz "um apelo urgente para ajudar a encontrar caminhos para superar os diferentes contrastes e abandonar toda a vã pretensão de uma solução militar".
"Além disso - enfatiza Bergoglio - é um dever moral de todos os governos ao redor do mundo incentivar qualquer iniciativa para promover a assistência humanitária aos que sofrem por causa do conflito dentro e fora do país."
A posição do Vaticano foi reiterada esta manhã, durante um encontro no qual o Secretário para as Relações com os Estados, mencionou alguns "elementos" que a Santa Sé considera importantes para o futuro da Síria.
"Em primeiro lugar, é essencial lutar pela restauração do diálogo entre as partes e para a reconciliação do povo sírio", disse monsenhor Dominique Mamberti, segundo a qual "é necessário, preservar a unidade do país, salvando a sua integridade territorial ".
"Será importante perguntar todos os grupos se respeitam  as minorias, incluindo os cristãos," insistiu, acrescentando que "em qualquer caso, não se pode esquecer a importância de respeitar os direitos humanos e, em particular, o da liberdade religiosa. MISNA 5 de Setembro de 2013 às 16:19 Vaticano


Comentários

Mensagens populares