VIETNAME Dezenas de feridos em repressão aos católicos

Dezenas de feridos em repressão aos católicos do Vietname
Tiros e granadas demitido, imagens e estátuas destruído

Um manifestante ferido sendo tratado em um hospital na província
de Nghe An (foto cortesia do vietnamita Redentoristas News)

As forças de segurança vietnamitas em Nghe An província abriram fogo e lançaram granadas contra um grupo de católicos  na igreja My.
"Cerca de 40 pessoas foram gravemente feridas por cerca de 3.000 polcias, soldados e guardas civis usando granadas, bombas de gás lacrimogéneo e cassetetes para dispersar a multidão," disse um padre de Nghe An à ucanews.com.
"A maioria dos feridos estão recebendo tratamento médico numa clínica no complexo da Casa do Bispo, enquanto que aqueles com graves ferimentos na cabeça estão sendo tratados num hospital estatal local", acrescentou o sacerdote.
A fonte da Igreja, que pediu para não ser identificada disse que as forças de segurança também destruíram casas e estátuas católicas e imagens.
Centenas de católicos na quarta-feira cercaram a sede da comuna Nghi Phuong para exigir a libertação de dois homens católicos - Nguyen Van Hai e Ngo Van Kho, com idades entre 43 e 53 anos, respectivamente - que foram detidos em 27 de junho e estariam presos na cidade Vinh.
A mídia estatal acusou os dois homens de "causar desordem pública, ferindo as autoridades locais e destruindo propriedade pública", na sequência de um confronto antes em 22 de maio, quando um grupo de católicos foram impedidos de visitar o santuário local de Santo António de Pádua .
De acordo com fontes da Igreja, uma briga estourou entre agentes de segurança à paisana e moradores locais, durante a qual três funcionários feridos foram resgatados de uma multidão enfurecida de católicos por padres locais.
Durante a violência de ontem, a polícia prendeu pelo menos nove pessoas, de acordo com um relatório da Radio Free Asia (RFA).
O pessoal de segurança, desde então, deixou a paróquia e foi para a sede da comuna.
A televisão Estatal Nghe An  culpou a violência de ontem sobre os católicos locais, dizendo que eles foram forçados a agir quando os manifestantes se tornaram violentos, de acordo com o relatório RFA.
Hoje, a polícia e as tropas já não cercam a paróquia, mas se reuniram para proteger a sede da comuna, de acordo com fontes da Igreja local. ucanews.com repórter, cidade Vinh Vietname

5 de setembro de 2013

Comentários

Mensagens populares