O que pensa Francisco: 3. sobre as religiões
por ANSELMO BORGES31 agosto 2013 


(Resumo-comentário por A. Soares)
Todo o homem sente uma inquietação profunda face ao Transcendente, como que inerente à própria natureza humana”. Isto acontece mesmo em pessoas que nunca ouviram falar de Deus ou provêm de posiões antireligiosas ou imanentistas
A religião autêntica está em busca permanente, a religião puramente ritualista está destinada a morrer: pois  "deixa--nos um vazio no coração".
A procura religiosa continua forte, "maneiras de viver o religioso de forma popular".
O desafio maior para os líderes religiosos é o de "uma atracção através do testemunho",.
Porque há várias religiões? "Deus faz-se sentir no coração de cada pessoa. Também respeita a cultura dos povos. Cada povo vai captando essa visão de Deus, tradu-la de acordo com a cultura que tem e vai elaborando, vai-lhe dando um sistema.
A relação religiosa autêntica implica um compromisso: "É necessário envolvermo-nos no mundo, mas sempre com base na experiência religiosa",
Quem acredita em Deus tem, nessa experiência, uma missão de justiça para com os seus irmãos A fé tem de dialogar com a cultura. Mais: deve "criar cultura", uma cultura diferente das "culturas idólatras" da nossa sociedade: "o consumismo, o relativismo e o hedonismo são exemplo disso".
 "Uma fé que não se torna cultura não é uma verdadeira fé."  "A globalização que uniformiza é essencialmente imperialista e instrumentalmente liberal, mas não é humana."
"A convivência pacífica entre as diferentes religiões vê-se beneficiada pela laicidade do Estado, que, respeita e valoriza a presença do factor religioso na sociedade."
Apontou o ecumenismo como uma das prioridades do seu pontificado: "Desejo assegurar a minha vontade firme de prosseguir com o diálogo ecuménico." Continuará igualmente o diálogo inter-religioso.”

 Quero repetir: promoção da amizade e do respeito entre homens e mulheres de diferentes tradições religiosas." Como sinal disso, enviou uma mensagem pessoal aos muçulmanos, por ocasião do fim do Ramadão, advogando "o respeito mútuo", pondo fim às "críticas e difamações" por parte das duas religiões.

Comentários

Mensagens populares