O que pensa Francisco: 2. sobre a Igreja


por ANSELMO BORGES 24 agosto 2013 302 comentários
Prof ANSELMO BORES
Resumo-comentário de Armando Soares
Para o Papa Francisco, a Igreja é "a família de Deus", - via Vaticano II - é o "povo de Deus". Do Deus que é ama e que perdoa sempre, se houver arrependimento. Deus está a caminho, "quando o procuramos e deixamos que ele nos procure. Hoje há muitos na busca de Deus.
No caminho, há perigos e tentações. Francisco acredita na existência do Diabo "O Demónio é, teologicamente, um ser que optou por não aceitar o plano de Deus.  O foi um dos anjos que rebelou contra Deus; é o tentador. Jesus define-o como o pai da mentira. Seus frutos são sempre a destruição, a divisão, o ódio, a calúnia.
Acredito que o Demónio existe. Talvez o seu maior sucesso nestes tempos tenha sido fazer-nos acreditar que não existe." Mas o ser humano é um ser caído, o que "se explica a partir da queda da natureza depois do pecado original". Portanto, "as pessoas podem fazer algo de mau devido à sua própria natureza, ao seu "instinto", que se potencia devido a uma tentação exógena."
No tempo em que éramos pequenos, o comportamento das pessoas era fundamentalista: não tinha lugar à nossa mesa os divorciados, os separados, os ex-padres… e metíamos todos os protestantes no inferno…
Anotemos que  é "uma hipocrisia" negar o baptismo a crianças de pais não casados. E há o ecumenismo e o diálogo inter-religioso práticos: o das pessoas "que não partilham a minha fé, mas que partilham o amor pelo irmão".
 A verdadeira liderança religiosa é conferida pelo serviço. "Assim quando deixa de servir, o religioso transforma-se num mero gestor. O líder religioso partilha, sofre, serve os seus irmãos." Foi esta dinâmica que o levou, já Papa, num gesto surpreendente, a Lampedusa, com esta mensagem: "A globalização da indiferença tirou-nos a capacidade de chorar. Peçamos ao Senhor a graça de chorar sobre a nossa indiferença, sobre a crueldade que há no mundo, em nós, também naqueles que no anonimato tomam decisões socioeconómicas que abrem o caminho a dramas como este."
Para a pedofilia, tolerância zero. ".
Não se pode assumir uma posição de poder e destruir a vida de outra pessoa. Isto nas dioceses em que trabalhei nuca me aconteceu.  

A humildade é garantia de que o Senhor está presente. "Quando alguém tem todas as respostas para todas as perguntas, é uma prova de que Deus não está com ele."  DN | 24 agosto 2013

Comentários

Mensagens populares