PAQUISTÃO Apelo à pena de morte para o uso indevido de lei da blasfémia


Paquistão clérigos querem acabar com falsas alegações contra os inocentes
Os escritórios da CII em Islamabad
Órgão oficial do Paquistão de estudiosos religiosos recomendou uma emenda à lei de blasfémia, pedindo a pena de morte para as pessoas que falsamente acusam os outros de insultar o profeta Maomé.  
O Conselho da Ideologia Islâmica (CII) é constitucionalmente autorizada a informar os parlamentares sobre a compatibilidade das leis com a sharia islâmica.
Numa reunião em Islamabad nesta quarta-feira o conselho disse que o mau uso das leis de blasfémia é tão blasfema e punível como o acto em si.
Aqueles que abusam da lei também devem ser punidos com a pena de morte, disse. Blasfémia é uma questão altamente sensível no Paquistão, que causou a morte de Salman Taseer e Shahbaz Bhatti depois do que os dois políticos falaram e pediram a lei ser reformada. Asia Bibi, uma cristã mãe de quatro filhos, foi presa por quatro anos sob a acusação de blasfémia, ter bebido água de um copo que estava reservado para as mulheres muçulmanas.
Rimsha Masih, uma menina cristã de 14 anos de idade, foi detida numa prisão de alta segurança durante várias semanas em agosto 2012, depois de ter sido falsamente acusada por um clérigo muçulmano de queimar páginas do Alcorão.
Grupo de direitos humanos e minorias religiosas dizem que muitas vezes se tem abusado com falsas acusações para resolver disputas pessoais.
CII membro e presidente do Conselho Ulema do Paquistão, Allama Tahir Ashrafi, propôs a recomendação.

"Eu agradeço a Deus que alcancei uma vitória mais significativa na CII reunião que aprovou a sentença de morte para quem apresentar uma falsa [acusação] de algum incidente blasfemo", disse ele após a reunião. "Dedico este trabalho a todos aqueles, incluindo Salman Taseer e Shahbaz Bhatti, que lutaram por justiça ", acrescentou. ucanews.com repórter, Islamabad 19 de setembro de 2013

Comentários

Mensagens populares