SRI LANKA Sacerdote interrogado após visita da ONU

Polícia procura detalhes da reunião com o chefe de direitos humanos da ONU
Os familiares daqueles que desapareceram durante a guerra
seguram imagens de parentes perdidos em Jaffna
 O pessoal de segurança questionou o chefe dum programa de direitos humanos, no nordeste do Sri Lanka após a reunião da ONU de direitos Chief Navi Pillay, na semana passada.
Padre Veerasan Yogeswaran, um padre jesuíta que dirige o Centro para a Promoção e Protecção dos Direitos Humanos (CPPHR), foi visitado por cinco policias no seu escritório em Trincomalee, 260 km a nordeste de Colombo, depois de ele se reunir com o chefe de  direitos humanos da ONU Navi Pillay.
"Quando as forças de segurança vêm tarde da noite interrogar, as pessoas vão muito envergonhadas", a disse com 63 anos. "Qual será a situação pública dos pobres, quando o pessoal de segurança vêm para suas casas à noite?"
Pillay na semana passada denunciou a intimidação das pessoas com que ela havia falado durante a semana na missão de investigar alegados crimes de guerra no Sri Lanka.
"Tenho recebido relatos sobre a perseguição e intimidação de um número de defensores dos direitos humanos, pelo menos dois padres, jornalistas e muitos cidadãos comuns que se reuniram comigo", disse ela no último sábado.
"Peço ao governo do Sri Lanka para emitir ordens imediatas para parar o tratamento dos defensores dos direitos humanos e jornalistas que enfrentam esse tipo de assédio e intimidação numa base regular", disse ela.
O CPPHR ajuda as famílias das pessoas que desapareceram durante a guerra civil de três décadas. O advogado Senior  contitucional JC Weliamuna disse a eucanews.com que as pessoas devem ser livres para se reunir e discutir qualquer questão relacionada com os direitos humanos com o chefe da ONU.
"Se o governo não está respeitando esse direito, isto coloca claramente a questão da boa fé do governo", disse.
Os relatórios de Pillay foram atacados pelo ministro para Assuntos Externos GL Peiris, que disse que o tom mostrou uma angustiante falta de equilíbrio.
Sri Lanka tinha convidado Pillay, no interesse da transparência e visibilidade, disse ele, e permitiu-lhe livre acesso a qualquer parte do país que desejasse visitar.
Peiris disse que o chefe da ONU não forneceu base para a acusação no relatório que o governo é culpado de crimes de guerra durante o conflito com os Tigres Tamil. EUCANEWS ucanews.com repórter, Colombo
Sri Lanka

03 de setembro de 2013

Comentários

Mensagens populares