VALADARES Encontro dos Missionários da Boa Nova

Ir. Joaquim, de pé, PP. António Martins e José Tomás.
Seminário da Boa Nova

Ir. Joaquim tendo ao lado o Superior Geral que lhe
ofereceu uma lembrança

Nos dia 17, 18 e 19 de Setembro cerca de 30 missionários da Sociedade Missionária reuniram no Seminário da Boa Nova. No primeiro esteve connosco e com sua palavra eloquente porque vivida nos sensibilizou sobre o Decreto do Concílio Vaticano II « Perfectae Caritatis» sobre a conveniente renovação da vida religiosa. Bela exposição sobre o documento e sua feitura. E depois alguns marcos pós-conciliares da Vida Consagrada, no seguimento do mesmo Decreto.
Notas gerais da reacção ao Decreto desde o desencanto ao entusiasmo, conforme os superiores optaram por um Decreto como «regula», como medida, palavra seca a cumprir, ou enfrentando os problemas numa dimensão humano-cristã, criando um fidelidade criativa em comunhão e missão. Alguns chegaram a sentir a alegria deste entusiasmo, embora talvez tenham sido poucos.
Os Papas foram dando vida com os seus carismas: Paulo VI: exortação apostólica Evangelica Testificatio; o Sínodo Extraordinário dos Bispos; João Paulo II com a Carta Apostólica Litterae Encyclicae a todas as pessoas consagradas das comunidades religiosas e dos Institutos Seculares por ocasião do Ano mariano; o Catecismo da Igreja Católica; Primeiro Dia Mundial da Vida Consagrada (1997 e muitos documentos da Sagrada Congregação para os Religiosos e Institutos Seculares).
Em particular tratou de desafios postos aos religiosos na nestes 50 anos do Vaticano II, no Ano da Fé e na Nova Evangelização: dinamismos essenciais (santidade, carisma, espiritualidade, comunhão e missão, a nova evangelização, o testemunho dos consagrados, a Palavra de Deus, a força do carisma na nova evangelização. Os religiosos já foram 420 mil passaram por 400 mil e hoje são menos… Há que acreditar no futuro ou…
Os dias 18 e 19 foi um tempinho dedicado à Sociedade e orientado pelo Superior Geral, P. Albino dos Anjos, e em estudo por grupos. Como base estudo de temas em ordem à próxima Assembleia Geral, para a qual serão eleitos os melhores e com capacidade abrangente para abarcar os desafios múltiplos dos tempos modernos. Temas: a formação missionária, a imprensa, como dinamizar as publicações. Necessidade de um supervisor da comunicação.
Numa nota concreta de fraternidade lembrámos os 25 anos de consagração missionária do Ir. Joaquim Félix.

Comentários

Mensagens populares