BANGLADESH Casamentos de crianças a taxa maisl alta na Ásia

Uma em cada três meninas casa antes dos 15, diz novo relatório da ONU
Bangladesh tem a maior taxa de gravidez de adolescentes na Ásia 
(foto: Chandan Robert Rebeiro)
ucanews.com repórter, DhakaBangladesh

Bangladesh tem a maior taxa de casamento menores e gravidez na adolescência na Ásia, de acordo com dados divulgados no último relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
Uma em cada três meninas se casa-se antes dos 15, enquanto um em cada 10 adolescentes tem um filho com a idade de 15, de acordo com a "Maternidade na Infância: Enfrentar o desafio da gravidez na adolescência", lançado mundialmente nesta quarta-feira.
Com 64 por cento das raparigas a casarem-se antes dos 18 anos, o país de 150,7 milhões está actualmente em sexto lugar no índice global de casamento infantil, depois de Níger, Chade, Mali, Guiné e Moçambique.
"Globalmente, a gravidez na adolescência é um problema grave. Ele nega às meninas a educação e outras oportunidades, mas também suas potencialidades são imperfeitas ", disse Pronchai Suchita, oficial Bangladesh na UNFPA, durante o lançamento do relatório em Dhaka na quarta-feira.
Em todo o mundo, cerca de 70 mil adolescentes morrem anualmente devido a complicações de gravidez e parto na  menoridade, 2.000 delas em Bangladesh, disse Obaidur Rob, um funcionário local em Population Council, uma agência de pesquisa da população norte-americana.
Nos últimos tempos, Bangladesh tem feito progressos na educação. Mais de 90 por cento das meninas foram matriculadas na escola primária em 2005, um pouco mais que os meninos. Esse foi o dobro da taxa de escolarização feminina em 2000. O governo pretende oferecer educação gratuita para as meninas até 12 º ano.
No entanto, Kamrun Nahar, pesquisador da Plan International, uma ONG que trabalha para o controle da população e dos direitos da criança, afirma que a falta de educação ainda é uma das principais causas para o casamento infantil e gravidez na adolescência.

"Em nossa pesquisa, descobrimos que 86 por cento das meninas que se casam e engravidam antes dos 18 anos são afastados da educação. Eles também são menos conscientes sobre o controle de natalidade ", disse ela.

Comentários

Mensagens populares