PAPA FRANCISCO «diz que é preciso respeitar os avós e os mais velhos»

ARTIGO | 

«Um povo que não protege os avós, um povo que não respeita os avós, não tem futuro, porque não tem memória, perdeu a memória», disse hoje o papa Francisco, no Vaticano.
«Far-nos-á bem pensar em muitos idosos e idosas, muitos que estão nas casas de repouso, e também muitos – é uma palavra bruta, mas digamo-la – abandonados pelos seus. São o tesouro da nossa sociedade», sublinhou na homilia da missa celebrada na capela da Casa de Santa Marta.
Num tempo em que os idosos «não contam», o Papa enalteceu  a ação das pessoas mais velhas na transmissão da fé. «Os anciãos são aqueles que nos trazem a história, que nos trazem a doutrina, que nos trazem a fé e a dão em herança. São aqueles que, como o bom vinho envelhecido, têm esta força dentro de si para nos dar uma herança nobre», apontou.
Francisco pediu orações pelos avós «que muitas vezes tiveram um papel heróico na transmissão da fé no tempo da perseguição», e recordou a importância que eles tiveram na sua família. «Quando o pai e mãe não estavam em casa, e também quando tinham ideias estranhas, que a política daquele tempo ensinava, foram as avós que transmitiram a fé», acrescentou.

Comentários

Mensagens populares