Coreia do Norte lança uma onda de execuções públicas



COREIA DO NORTE
Executados por lerem a Bíblia


Relatório diz que as pessoas estão sendo executados por possuir uma Bíblia
<p> Imagem: KNS / KCNA / AFP </ p>





Imagem: KNS / KCNA / AFP Anna Kordunsky para Christian Science Monito 


O regime brutal e secreto da Coréia do Norte pode ter desencadeado uma nova onda de repressão, a execução de dezenas de pessoas em espectáculos públicos em sete cidades na semana passada, de acordo com um relatório num grande jornal sul-coreano terça-feira. 
O relatório em JoongAng Ilbo foi proveniente de uma única pessoa, não identificada descrito como alguém "familiarizado com assuntos internos do Norte, que recentemente visitou o país", e, como acontece com a maioria dos eventos sobre a Coreia do Norte, era impossível confirmar de forma independente. Mas um grupo de desertores norte-coreanos que vivem na Coreia do Sul parcialmente confirmou a conta, dando-lhe mais credibilidade.
Se for verdade, a repressão seria uma das mais graves. Tal evento terá ocorrido nos dois anos desde que Kim Jong-un se tornou líder. A natureza pública dos actos da semana passada pode sinalizar vontade crescente de Pyongyang para apertar qualquer sentimento para Ocidente e Sul da cultura coreana habilitada pela mudança tecnológica e as próprias iniciativas económicas da Coreia do Norte.
JoongAng Ilbo disse que muitas das supostas execuções foram destinados a demonstrar em escala maciça a punição para assistir filmes estrangeiros não sancionados e distribuição de pornografia, as duas transgressões mais comuns.
Na sua versão online em língua Inglesa, o jornal incluiu uma descrição terrível dos acontecimentos em Wonsan, uma cidade portuária na costa leste:
Em Wonsan, oito pessoas foram amarradas a um stakes num estádio local, tiveram suas cabeças cobertas com sacos brancos e foram filmadas com uma metralhadora, de acordo com a fonte. 
De acordo com testemunhas da execução, disse a fonte, as autoridades Wonsan reuniram 10 mil pessoas, incluindo crianças, em Shinpoong Stadium, que tem capacidade para 30.000 pessoas, e obrigou-os a assistir.
As vítimas eram em sua maioria Wonsan acusados de assistir vídeos ou sul-coreanos de tráfico ilegal, sendo envolvidos em prostituição ou estar na posse de uma Bíblia.  




  

Comentários

Mensagens populares