FILIPINAS No meio da destruição, jovem filipina dá à luz em clínica improvisada

A menina nasceu num colchão, cercada de pedaços de madeira, de vidro e de metal varridos pelo tufão

Mulher segura a recém-nascida Beatriz em clínica i
mprovisada na cidade de Tacloban,
no centro das Filipinas
Horas depois de o tufão Haiyan carregar a casa e a mãe, a jovem filipina Emily Sagalis chorou de alegria nesta segunda-feira (11/11) ao dar à luz a filha num centro médico improvisado. A menina nasceu num colchão, cercada de pedaços de madeira, de vidro e de metal varridos pelo tufão, no aeroporto de Tacloban, destruído e transformado num centro de atendimento médico. 


"Ela é tão bonita! Vou chamá-la de Bea Joy, em homenagem à minha mãe Beatriz", disse Sagalis, de 21 anos, ao segurar a filha. Sagalis conta que sua mãe foi arrastada por uma onda perto da cidade de Tacloban, a capital da província de Leyte, uma das mais afectadas pelo tufão Haiyan. "Ela é meu milagre. Quando as ondas chegaram e nos levaram pensei que morreria com ela dentro de mim", conta a jovem, no meio da devastação.

Ao lado dela, o marido Jobert, com lágrimas nos olhos, carrega nos braços a recém-nascida. Jobert explica que a primeira onda levou sua casa de madeira, na localidade de San José, e com ela toda a família. A dado momento a zona converteu-se numa massa de escombros e cadáveres de pessoas e animais. "Hoje deveríamos estar em celebração, mas também estamos de luto pelos mortos", afirma Jobert.  FP 11/11/2013 10:57 

Comentários

Mensagens populares