FILIPINAS Um país devastado pelo supertufão Haiyan














Mais de 10 mil mortos, mais de dois mil desaparecidos e cerca de 600 mil deslocados. Este tufão torna-se assim o mais mortífero de todos aqueles que atingiram as Filipinas. Em 1991 o Thelma fez 5.956 mortos e em 2012 o Bopha, que ainsa está bem na nossa memória fez 1.901 vítimas mortais. Papa Francisco rezou e fez rezar os 60 mil  fiéis presentes na Praça de São Pedro e, além disso apelou às solidariedade “ ajuda concreta para com as centenas de milhares de  vítimas. Na cidade de Tacloban, a capital da Província e a mais castigada, cerca de 80% dos seus 220 mil habitantes terão desaparecido. Construções e estruturas situadas na trajectória do tufão 70 a 80% foram destruídas. Pela catástrofe foram afectados cerca de 4,5 milhões de habitantes.

Perante tão grande tragédia a Comissão Europeia e a Inglaterra vão libertar 3 milhões de euros e 5,9 milhões de euros, respectivamente. Os USA, a Austrália e a  Nova Zelândia também já se mobilizaram, juntamente com a  ONU. A população, armada e com fome, saqueou lojas e veículos que forneciam ajuda, insuficientes diante de tantos desalojados. Aviões militares dos EUA juntaram-se a um esforço frenético para resgatar sobreviventes esfomeados do tufão monstro quando as forças de segurança locais se esforçavam  para conter os saques.
 Por onde passou, o Super Typhoon Haiyan devastou cidades inteiras em toda a região central das Filipinas e deixou inúmeros corpos espalhados por terrenos baldios. Começou a reinar o desespero pela falta de  alimentos, água e medicamentos.

"Queremos, uma brigada organizada para recolher os corpos, trazer comida e parar o saque", disse Joan Lumbre-Wilson, 54 anos, que estava entre uma multidão de pessoas que se reuniram em torno de um dos poucos centros de socorro na cidade em ruínas de Tacloban.
" Queremos água e comida. Queremos alguém que venha ajudar-nos. Estamos emocionalmente esgotados e exaustos fisicamente. Há muitos bebês e crianças que precisam de atenção", disse ela..
A destruição de aeroportos, estradas, pontes e outras infraestruturas impediu as autoridades de entregarem rapidamente ajuda.Os ventos chegaram alcançar 315 km (195 milhas) por hora, tornando-se o mais forte tufão no mundo este ano e um dos mais poderosos já registados.

Em Tacloban, militares dos EUA C-130 aviões cheios de suprimentos começaram a chegar na segunda-feira à tarde. Os aviões, com fuzileiros navais a bordo, eram o sinal mais visível de um grande esforço de ajuda internacional, que tinha começado.
"Chegar às áreas mais afectadas é muito difícil. Mas nós estamos trabalhando o tempo todo." A polícia e os soldados dificilmente continham os saqueadores  que atacaram um comboio de ajuda humanitária e os gangues que percorriam as ruas roubando bens de consumo.

A Conferência dos bispos católicos, pediu ao governo das Filipinas para ser transparente no tratamento de um fluxo esperado de doações para vítimas do tufão, seguindo as acusações passadas de enormes fundos desviados noutras ocasiões. "Apelamos ao governo para ser transparente e honesto. "Pedimos aos nossos centros de acção social que o que eles recebem doações devem informar as pessoas ... Nós encorajamos todo mundo a fazer o mesmo."
A ONU lançou esta semana um apelo EUA $ 301 milhões para ajudar os 11 milhões de pessoas afectados pela Haiyan. Inúmeros governos estrangeiros fizeram grandes doações, incluindo o Vaticano, que deu EUA US $ 150.000. "Esse montante, que será distribuído através da Igreja local nas regiões mais tocadas pela calamidade, será dedicada a apoiar acções em favor dos deslocados e as pessoas afectadas pelas inundações, e representa uma expressão inicial e imediata dos sentimentos de proximidade espiritual e incentivo paterno do Sumo Pontífice para com as pessoas e as áreas devastadas pela tempestade ", dizia uma carta assinada por monsenhor Seamus Horgan de Cor Unum que é o departamento de caridade do Vaticano.

Além da doação do Vaticano, a conferência da acção social dos bispos das  Filipinas recebeu promessas das Caritas filiais na Austrália, Noruega e Estados Unidos.  O Arcebispo de Seul (Coreia do Sul),dom Andrew Yeom Soo-jung, enviou 50 mil euros e a Diocese de Roma enviou 30 mil euros. Somos convidados a exercer a ajuda fraterna, num gesto de solidariedade, como nos ensinou o Mestre.
Até ao dia 19 de novembro em todas as paróquias e igrejas das Filipinas acontece uma novena de orações pelas vítimas do tufão Haiyan (chamado Yolanda, no País) e pelo terramoto que atingiu as mesmas áreas duas semanas atrás. Todas as paróquias estão convidadas a promover colectas em dinheiro e géneros de primeira necessidade para socorrer as pessoas que perderam tudo e pensar na reconstrução. É o que informa a agência de notícias AsiaNews, citando uma mensagem do presidente da Conferência episcopal filipina, dom Jose Palma e para que “a fé em Deus seja mais forte.

Comentários

Mensagens populares