CRISTÃOS e ISLÃO Islão é a religião que mais cresce, mas cristãos vão continuar em maioria até 2070 por P.J.

PAQUISTÃO
CRISTÃOS e ISLÃO   Islão é a religião que mais cresce, mas cristãos vão continuar em maioria até 2070
por P.J.05 abril 2015
Cristãos celebram a Páscoa no PaquistãoFotografia © EPA/RAHAT DA

Com uma população mais jovem e uma taxa de fertilidade superior, o número de fiéis do Islão vai crescer muito mais rapidamente do que o de cristãos.
Os cristãos vão continuar a ser o maior grupo religioso do mundo até 2050, mas em meados do século o número de muçulmanos vai ser praticamente igual e a tendência é para os segundos superarem os primeiros por volta de 2070. A previsão é de um estudo do Pew Research Center, um think tank de Washington, nos EUA. Em 2050 um em cada 10 europeus será muçulmano.
O centro norte-americano estima que existam 2,2 mil milhões de cristãos no mundo, quase um terço da população mundial. Os muçulmanos aparecem em segundo lugar, com 1,6 mil milhões. Mas com uma população mais jovem e uma taxa de fertilidade superior, a população muçulmana vai crescer muito mais rapidamente, 73% contra 35%.
O relatório publicado esta semana baseou-se nas atuais populações e distribuição geográfica de cada religião, combinadas com projeções demográficas, para traçar o futuro das cinco principais religiões mundiais. E conclui que todas crescem, menos o budismo - que vai ter mais ou menos o mesmo número de crentes em 2050.
Odocumento indica que se as tendências descritas se mantiverem depois de 2050 a população de religião muçulmana vai ultrapassar a de religião cristã em 2070, possivelmente pela primeira vez na história, assinala, lembrando que a religião cristã surgiu seis séculos antes, o que ajuda a explica a "vantagem" - há historiadores que defendem que durante a Idade Média e durante a peste negra a população cristã diminuiu e era menos do que a muçulmana.
Ainda assim, as duas grandes religiões mundiais vão ficar praticamente empatadas em número de crentes até 2100.
Os números globais escondem diferenças regionais muito significativas. Na Europa, onde atualmente 75% se identificam como cristãos, 18% sem religião e 6% como muçulmanos, o número de fiéis do Islão vai aumentar e em 2050 será de 10% da população. Dois em cada dez não terão qualquer religião.
Nos Estados Unidos os cristãos vão perder peso: passam de mais de três quartos para dois terços da população do país. Os muçulmanos, por outro lado, vão ganhar e ultrapassar os judeus (pessoas que se identificam religiosamente como judias).
A Índia vai ultrapassar a Indonésia e transformar-se no país com a melhor população muçulmana do mundo, mas ao mesmo tempo vai continuar a ser maioritariamente hindu.
O número de ateus e agnósticos vai crescer no mundo ocidental, mas vai perder peso na população mundial.
As projeções do Pew Research Center tentaram incorporar a possibilidade de haver conversões, sendo que este fator pode influenciar sobretudo o número de cristãos, que perdem mais do que as outras religiões nestas contas.

O centro norte-americano lembra ainda que muitos acontecimentos - "descobertas científicas, guerras, movimentos sociais e políticos, desastres naturais e mudanças nas condições económicas", - podem ter grande impacto. Basta lembrar o impacto que as mudanças na condição feminina têm nas taxas de fertilidade, por exemplo.

Comentários

Mensagens populares