MADEIRA ALBERTO JOÃO no jardim madeirense

A Madeira, a pérola do Atlântico, anda na boca de todos pelo buraco económico e a enorme dívida. Acusa-se o Alberto João pelo défice. Esquecem o buracão do continente e nem se fala daqueles que o abriram, ou nada fizeram para o minorar. Os milhões rodaram…para onde? Ao menos a Madeira pode orgulhar-se de mostrar muito obra feita. Posso falar e testemunha pois conheço a Madeira desde o ano de 1973 e todos os anos tenho ido lá uma ou duas vezes, exceptuando os 13 anos em que estive em Moçambique e nos quais ia quando vinha de férias, de dois em dois anos ou anualmente.Conheci a Madeira dos buracos e sem estradas, em que demorávamos um dia para dar a volta à ilha, o cais da Pontinha cheios de pedras em que os garotos se atiravam à água para ir buscar ao fundo buscar as moedas que os turistas estrangeiros deitavam à água, conheci o restaurante na gruta debaixo da capela onde escorria a água pelas paredes e tinha sido o lugar onde os trabalhadores deixavam as ferramentas, percorri a ilha em todas as direcções acompanhando um empreiteiro Cipriano da Cruz que me contava muitas coisas da ilha e me informou quando se fez a última estrada para a igreja que era quase sempre o centro do lugar ou do sítio, conheci e aterrei na pequena pista do aeroporto, na segunda também…
Hoje a Madeira tem estradas para todo o lado, um belo aeroporto que eu vi nascer e concluir, túneis que nos põem em poços minutos na Ribeira Brava, em S. Vicente ou no Porto da Cruz, um cais digno para receber qualquer Cruzeiro, uma beira-mar no Funchal que é castiça e sedutora, bons hotéis que se foram fazendo nestes anos, a recuperação e desenvolvimento do Caniçal e na Câmara de Lobos, a terra da niquita. Os números são favoráveis – acabo de os ver na TV2 – em vários aspectos da economia com médias superiores ao continente e UE, mesmo… Não sei porque há tanta raiva e ódio a um homem carismático que tem sido escolhido pelo povo e é amado e estimado pela maior parte dos madeirenses. Temos de concordar que fez obras grandiosas demais e talvez dispensáveis, mas creio que a Madeira com o seu turismo de valor está em melhores condições que o continente para superar a crise e no desemprego, e em outros aspectos, e ainda saldar a dívida com menos sacrifício imposto aos 247 mil madeirenses do que acontece no continente.
Nestes anos temos de aceitar que Alberto João deu impulso a muitas obras servindo os Madeirenses. Basta olhar para a rede de Escolas, de Jardins de Infância, de Centros de Saúde, de Piscinas Municipais, de vias de comunicação com numerosos viadutos (é uma ilha cujo pico vai para perto dos 2 mil metros e por isso com numerosas encostas), de um aeroporto com uma moderna pista… Se olhássemos o positivo das pessoas seríamos mais democratas e muito menos tendenciosos. E a tendência é só para dizer mal. Considero Alberto João um homem de valor Ama os Madeirenses Deu-se por eles. Serviu-os. Gastou demais. Pessoalmente é modesto. Há que enfrentar a situação e resolvê-la pelos meios disponíveis. É injusto ofender um homem trabalhador. Há que ver o positivo e o negativo. Penso que estou certo.

E deixo uma interrogação: Porque se fala tanto de Alberto João e se calam os fautores há vários anos do buracão em que estamos? É silêncio político, claro, e de grande sabor eleitoral. O PSD que se defenda, a tempo e a sério.

Comentários

Mensagens populares