VATICANO Francisco: evangelizar, não 'anunciar'; falar francamente

VATICANO
Francisco: evangelizar, não 'anunciar'; falar francamente
104.2015/04/13 Rádio Vaticano
 
Igreja é um lugar de "abertura", onde as pessoas devem dizer as coisas com fran
queza.
 Isso é o que o Papa disse Francis na missa da manhã na Casa Santa Marta, no Vaticano, na segunda-feira. O pontífice acrescentou que somente o Espírito Santo é capaz de mudar a nossa atitude, a história de nossas vidas, e para nos dar coragem - assim como os Apóstolos foram inspirados pela ressurreição de Cristo.
Ouça a este relatório por Tracey McClure:
"Nós não podemos ficar em silêncio [sobre] o que temos visto e ouvido", disse o Papa Francisco, em sua homilia, aludindo à primeira leitura do dia dos Atos dos Apóstolos, onde Pedro e João pedir ao Senhor que lhes permitam falar livremente e abertamente .
Falar francamente sem medo
O Pontífice recordou que Pedro e João, depois de ter realizado um milagre, havia sido preso e ameaçado pelos sacerdotes para não falar em nome de Jesus. Mas eles continuam a fazê-lo e quando eles retornam para os outros, eles incentivá-los a proclamar a Palavra de Deus ", com franqueza." Eles rogar ao Senhor "para tomar nota de suas ameaças" e permitir que seus "servos" "para não fugir "mas para proclamar a Sua Palavra" corajosamente ".
"E também hoje, a mensagem da Igreja é a mensagem do caminho de abertura, o caminho da coragem cristã", disse o Papa "Esses dois [homens] simples -., Como a Bíblia diz - sem educação, teve coragem Uma palavra. que pode ser traduzido como "coragem", "simplicidade", "liberdade de falar, '' não ter medo de dizer as coisas" ... É uma palavra que tem muitos significados, em sua forma original. parresia, que a franqueza ... e seu medo deu lugar à "abertura", para dizer as coisas com a liberdade. "
Francis refletido em seguida, na passagem do Evangelho, hoje, que narra o diálogo um tanto "misterioso" entre Jesus e Nicodemos, "a respeito de" segundo nascimento "e" ter uma vida nova, diferente do primeiro. "
O anúncio de Cristo, sem "publicidade"
O Papa destacou que nesta história também ", nesta jornada de abertura", o "verdadeiro protagonista" é "precisamente o Espírito Santo", "porque Ele é o único capaz de nos dar esta graça de coragem para proclamar Jesus Cristo ":
. "E essa coragem do anúncio é o que nos distingue de proselitismo simples Nós não anunciar Jesus Cristo, para ter mais" membros "em nossa" sociedade espiritual ", não Isso não é necessário Não é necessário;?.. Que não é cristã que o cristão não é anunciar com coragem, e o anúncio de Jesus Cristo faz com que, por meio do Espírito Santo, que espanto que nos faz continuar ".
O verdadeiro protagonista de tudo isso, o Papa retomou, é o Espírito Santo. Quando Jesus fala sobre ser "nascido de novo", disse ele, Ele nos faz entender que ele é "o Espírito que nos transforma, que vem de qualquer lugar, como o vento: ouvimos a sua voz." E, acrescentou, "só o Espírito é capaz de mudar a nossa atitude", "mudar a história de nossas vidas, para mudar o nosso ser."
Coragem, uma graça que vem do Espírito Santo
É o Espírito, o Papa afirmou, o que dá a Pedro e João, "esses homens simples, sem instrução ... essa força para anunciar Jesus Cristo até a testemunha final: martírio":
"O caminho de coragem cristã é uma graça dada pelo Espírito Santo. Há tantos caminhos que podemos tomar que também nos dão uma certa dose de coragem." Mas olhe que decisão corajosa que ele tomou! E olhe para este : veja como ele expôs este plano bem, as coisas organizadas, [bravo] ' Isso ajuda, mas é um instrumento de algo maior:. O Espírito Se não houver um Espírito, podemos fazer muitas coisas, muito trabalho, mas não é de qualquer uso ".
Depois da Páscoa, acrescentou Francisco, a Igreja "nos prepara para receber o Espírito Santo." Na "celebração do mistério da morte e ressurreição de Jesus", ele orou, que possamos lembrar "toda a história da salvação" e "pedir a graça de receber o Espírito para nos dar a verdadeira coragem de anunciar Jesus Cristo" .

FIDES

Comentários

Mensagens populares