PORTO Clero está solidário com D. António Francisco dos Santos

PORTO
Clero está solidário com D. António Francisco dos Santos
 
Diocese do Porto, Missa Crismal 2015



Sacerdotes valorizam a forma «próxima e solícita» como o bispo diocesano tem conduzido a comunidade num primeiro ano que «não teve só alegrias»



Porto, 02 abr 2014 (Ecclesia) – O clero da Diocese do Porto manifestou hoje a sua “gratidão” ao bispo titular, D. António Francisco dos Santos, pela forma “próxima e solícita” como ele tem conduzido a comunidade num primeiro ano que “não teve só alegrias”.
“Hoje, neste dia sacerdotal por excelência, queremos dizê-lo perante a Igreja reunida para que o saibam todos: o Presbitério do Porto está com o seu Bispo”, referiu o presidente do Secretariado do Conselho Presbiteral, padre João Peixoto.
Na mensagem, enviada à Agência ECCLESIA, o sacerdote lamentou, no entanto sem nunca particularizar, alguns acontecimentos que têm marcado a vida da diocese, que têm trazido “sofrimento” a D. António Francisco dos Santos.
“Também nós. Não ignoramos e sofremos consigo, com os senhores bispo auxiliares, com os irmãos no presbitério – em geral e em particular – e com os fiéis das nossas comunidades que se sentem perplexos, perturbados, doridos e até escandalizados, perante o que vêem, ouvem e lêem”, salientou aquele responsável.
Desde outubro de 2014 que a Diocese do Porto tem estado a ser abalada por um conflito na Paróquia de Canelas, onde a comunidade local não aceitou a substituição do anterior pároco.
“Todos sofrem quando o Amor não é amado, quando a Comunhão é recusada, quando a disponibilidade para o diálogo choca contra o muro de posições irredutíveis, quando, em suma, se põe em causa a essência do que é ser cristão e ser Igreja”, apontou o padre João Peixoto, para a seguir reiterar a confiança do clero local em D. António Francisco dos Santos.
“D. António já sabe que não está só, sabe que os seus padres estão consigo. Pode contar connosco! Seremos fiéis à celebração da legítima Eucaristia, não só porque diremos o seu nome no cânone, mas porque saberemos manter e incrementar a unidade consigo no serviço e na ação pastoral!”, concluiu o sacerdote.
D. António Francisco dos Santos completa no próximo domingo, Dia de Páscoa, um ano à frente da Diocese do Porto, que antes teve à frente o atual cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. JCP | AE

Comentários

Mensagens populares