QUENIA Ataque de muçulmanos radicais no Quênia mata 147 alunos

QUENIA
Ataque de muçulmanos radicais no Quênia mata 147 alunos
 03/04/2015 O POVOonline

A  milícia Shebab tem um histórico sangrento de ataques ao Quênia, alegando que esse país está em guerra com a Somália. No ano passado, foram 200 quenianos mortos. A universidade fica a 150 km da fronteira somal


Um comando da milícia Shebab, muçulmana radical, da Somália, atacou uma residência universitária no Quênia, deixando 147 estudantes mortos e que levou a uma tomada de reféns sequestrando-os por horas, terminando com a morte de quatro sequestradores. “Há 147 vítimas fatais confirmadas no ataque de Garissa”, declarou a universidade na cidade do Sudeste do País, num comunicado. A nota indicou que a tomada de reféns e o confronto entre os insurgentes e as forças de segurança terminara.
O ataque foi realizado por homens mascarados que lançaram granadas e dispararam contra os estudantes. Garissa está situada a 150 quilômetros da fronteira com a Somália. Dezenas de pessoas ficaram feridas no ataque, que desencadeou uma feroz tomada dos sequestrados na residência universitária.

O Governo norte-americano deplorou o ataque, segundo um comunicado lido em Washington por Josh Earnest, porta-voz do presidente Barack Obama. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, também condenou a acção.
Os criminosos entraram às 5h30min locais de ontem (23h30min de quarta-feira em Brasília) no campus da Universidade de Garissa, onde estudam centenas de jovens. Uma vez dentro do centro universitário, atiraram de maneira indiscriminada e depois entraram em vários edifícios. A Cruz Vermelha informou sobre 30 feridos internados em hospital, quatro deles em estado crítico, que foram levados de avião a Nairóbi, a 350 quilômetros de distância.

A universidade se localiza perto da porosa fronteira com a Somália, um país devastado pela guerra civil. Um porta-voz da Shebab, o xeque Ali Mohammud Rage, assumiu a autoria do ataque alegando que “o Quênia está em guerra com a Somália” por ter realizado uma intervenção militar neste país contra bases islamitas. As regiões do Quênia situadas na fronteira com a Somália, de 700 quilômetros, e, em particular, as áreas de Mandera e Wajir, assim como Garissa, são alvos frequentes de ataques islamitas.

Em 2014, cerca de 200 pessoas morreram e outras tantas ficaram feridas no Quênia em ataques reivindicados pelo Shebab ou atribuídos a ele. O ataque de maior impacto reivindicado pela milícia foi a invasão, em setembro de 2013, do shopping Westgate em Nairóbi, que terminou com 67 mortos. (das agências de notícias)

Comentários

Mensagens populares