NEPAL Um terremoto devastador deixou pânico, destruição e 1.500 mortes no Nepal

NEPAL
Um terremoto devastador deixou pânico, destruição e 1.500 mortes no Nepal
Ao meio-dia de ontem um poderoso tremor sacudiu todo o país; na capital caiu centenas de edifícios e há ainda pessoas presas; no Monte Everest, vários alpinistas morreram (hoje, 2ª feira, 15h00 já se fala em 3.700 mortos)




KATMANDÚ.- cenas de pânico e terror foram vividos ontem no Nepal quando um forte terremoto atingiu a região, derrubou uma torre histórico do século XIX, na capital, Kathmandu, gerou uma avalanche mortal no Monte Everest e deixou cerca de 1.500 mortos.
Nepali ministro da Informação , Minendra Rijal disse que seu país matou pelo menos 1.457 pessoas. O valor final possivelmente triplicar, acrescentou.Também adicionar milhares de feridos.
As contas das autoridades e dos habitantes da capital e de outras regiões foram chocantes.
"Estamos diante de uma crise tremenda aqui e é ainda difícil avaliar o que pode ser o número de mortos ea extensão dos danos", disse Mohan Krishna Sapkota, secretário do Ministério do Turismo.
Houve relatos de devastação em áreas montanhosas e isoladas após o terremoto de magnitude 7,9 ocorreu após o meio-dia, o mais forte em 81 anos no país, com seu epicentro 80 quilômetros a leste da segunda maior cidade do Nepal, Pokhara.

Enquanto os temores de um desastre humanitário aumento na nação do Himalaia empobrecida de 28 milhões, o governo pediu ajuda externa. A Índia foi o primeiro a responder enviando um avião militar com equipamentos médicos e especialistas em desastres.

O terremoto foi superficial, o que intensificou a sua força destrutiva, derrubando prédios, abriu rachaduras nas ruas e levou muitas pessoas a ir ao ar livre, como tremores sacudiram as casas danificadas.

Comentários

Mensagens populares