EQUADOR SISMO Sobe para 77 número de mortos

EQUADOR
SISMO  Sobe para 77 número de mortos
EM ACTUALIZAÇÃO
Forte sismo no Equador faz pelo menos 77 mortos.

Um sismo de magnitude 7.8 na escala de Richter no Equador provocou a morte a pelo menos 77 pessoas e deixou mais de 500 feridas. O abalo foi seis vezes mais forte do que o sentido no Japão.

Autores
Agência Lusa
Um violento sismo  de grau 7.8 na Escala de Richter abalou, este sábado, o oeste do Equador e provocou a morte de pelo menos 77 pessoa, deixando mais de 588 feridas, de acordo com o último balançofeito pelo Governo do país. O número de mortos pode vir a aumentar nas próximas horas. O Presidente do Equador já declarou estado de emergência nacional em seis províncias.
O sismo já é considerado o maior no Equador desde 1979. David Rothery, professor na The Open University, em Londres, disse à Associated Press que a energia libertada pelo sismo foi “provavelmente 20 vezes superior” à do sismo de magnitude 7 no Japão, que ocorreu na passada sexta-feira. Isso deve-se ao facto de a força do abalo do sismo equatoriano ter sido maior e de, por isso, ter durado mais tempo. À agência de notícias, Rothery esclareceu ainda que “não existe uma relação casual entre os sismos no Equador e no Japão“.
O sismo deste sábado ocorreu pelas 18h58 (23h58 de Portugal) a 27 quilómetros de Muisne e a 173 quilómetros da capital do Equador, Quito, tendo sido sentido ao longo de um raio de 300 quilómetros. As zonas de Pedernales y Cojimíes, na província de Manabí, foram as mais afetadas. O aeroporto da cidade foi encerrado. De acordo com a Associated Press, 12 estradas principais foram entretanto fechadas. Um deslizamento de terras em Cotopaxi obrigou ao encerramento de uma outra.
“Todas as forças públicas estão em estado de alerta máximo para poderem proteger a vida dos cidadãos. Há certas zonas em algumas cidades que estão sem energia devido ao terramoto. Estamos a restabelecer o serviço de forma paulatina. Não temos informação de problemas em zonas de barragem ou com a gestão de recursos hídricos”, afirmou Jorge Glas, em conferência de imprensa.
Também o Presidente Rafael Correa, que estava no Vaticano, em Itália, antecipou o regresso ao Equador e deverá chegar na tarde deste domingo. Através do Twitter deixou mensagens de força às famílias e anunciou que declarou “mobilização nacional”. Estado de emergência em seis províncias.
O Governo anunciou ainda que 10 mil militares foram mobilizados e que foram destinados 300 milhões de dólares para acudir aos estragos. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, com sede no Havai, emitiu depois do abalo um alerta para a possibilidade de ocorrência de ondas perigosas em algumas zonas da costa do Equador, mas indicou, mais tarde, que grande parte da ameaça já terá passado. Observador

Comentários

Mensagens populares