PORTUGAL PSD acusa maioria de intolerância, "discurso pueril" e demagogia

PORTUGAL
PSD acusa maioria de intolerância, "discurso pueril" e demagogia
A deputada do PSD Paula Teixeira da Cruz acusou hoje a maioria parlamentar de esquerda de intolerância, "discurso pueril" e o PS de uma governação demagógica na sessão solene do 42.º aniversário do 25 de Abril
 Global Imagens    25 ABRILHÁ 10 MINS POR LUSA

"Combatamos os demagogos, os moralistas, os radicalismos de qualquer espécie, os detentores da verdade, os deslumbrados com o poder, os extremismos", concluiu a ex-ministra da Justiça, antes dos "vivas" ao 25 de Abril e a Portugal.

A parlamentar social-democrata começara por criticar a "banalização dos conceitos de liberdade e de democracia, pois "quantas vezes não se invocam em nome de ideais e práticas intolerantes, totalitárias, subversivas e iníquas".
"Há falta de transparência na vida pública. A concertação social foi substituída por um acordo a três [partidos] na penumbra. Há falta de transparência no processo político e de escrutínio nesta Assembbleia [da República]", afirmou.
Teixeira da Cruz considerou "chocante" o "regresso de um tipo de discurso pueril e histriónico, com uma lógica infantilizante e simplista de que é exemplo a ideia de que as políticas de absoluta necessidade e salvação adotadas para resgatar Portugal da situação de pré-falência a que chegou em 2011 visariam o empobrecimento do país, enquanto as políticas do atual Governo permitiriam, num golpe de mágica, resolver em duas penadas todos os problemas".
"Se continuarmos a assistir ao discurso da intolerância, à desonestidade intelectual nos argumentos e justificações e até às atitude persecutórias dos últimos tempos, incluindo a criação de conflitos artificiais, por razões em grande parte de 'révanche' pessoal, com assalto à administração pública ou reguladores independentes", foi enumerando a parlamentar do PSD.
Para concluir sobre o risco de "uma crise de confiança nas instituições, mas também uma crise de confiança dos portugueses uns nos outros" caso daquelas práticas em que alguns "continuarem a olhar com suspeição os partidos e opiniões que não alinham com o poder, como se todos os que se sentam [no hemiciclo] à esquerda do PS fossem meramente tolerados".

"Temos de chamar a atenção para a governação demagógica, baseada em propostas sem sustentabilidade, que levam os países à ruína, como já aconteceu. A verdade reconhecida em diversos 'forae' é que o XIX Governo [PSD/CDS-PP] tirou Portugal da bancarrota, fez a dolorosa travessia do deserto e permitiu as restituições de rendimentos a que foi possível agora proceder, embora a ritmo incompatível com os fundamentais da economia e das nossas finanças", frisou.

Comentários

Mensagens populares