ITÁLIA Sismo em : Balanço sobe para 291 vítimas

ITÁLIA
Sismo em : Balanço sobe para 291 vítimas
Ontem 10:54 Económico com agências
Primeiras críticas aos planos de conservação que não evitaram o desabamento de 115 edifícios


Enquanto o balanço do sismo no centro de Itália elevou para 291 as vítimas mortais e já estão a realizar-se funerais, o procurador-chefe de Rieti, Giuseppe Saieva, deixa críticas à forma como estavam a ser restauradas algumas casas, incluindo uma escola, uma vez que desabaram 115 edifícios, alguns deles depois de várias recuperações.
"Se os edifícios fossem construídos como acontece no Japão, de certeza não ficariam sujeitos ao colapso", afirmou Saieva, citado pelo diário "La Repubblica". Perante as críticas de autoridades, o jornal recuperou a forma como decorreram o concurso público e as obras de restauro na referida escola, deixando algumas constatações preocupantes.

Conta o "La Repubblica" que a recuperação foi conseguida num tempo recorde, depois de ter sido atribuída uma verba de apoio no valor de 700 mil euros. Entre os responsáveis da construtora que ganhou o concurso figura um elemento já envolvido em diversos processos judiciários sem que daí resultasse qualquer condenação. Poucos dias antes do terramoto, a empresa avançou com uma intervenção nos tectos "para reduzir os riscos de vulnerabilidade de elementos não estruturais". Imagens entretanto recolhidas sugerem, contudo, que os maiores problemas estavam na estrutura e as autoridades locais já comunicaram à polícia as informações recolhidas.

Mensagens populares deste blogue

EGIPTO Nova explosão no Egito às portas de outra igreja

SÍRIA Coligação internacional bombardeia barco e mata mulher e filhos

FÁTIMA Centenário das Aparições – Papa Francisco presidirá à canonização de Francisco e Jacinta Marto