MADRE TERESA DE CALCUTÁ A espiritualidade da Madre Teresa

MADRE TERESA DE CALCUTÁ
A espiritualidade da Madre Teresa

“ Eu pertenço a Jesus”
                                                               Madre Teresa
“ Tenho sede”
Jesus disse quando estava na cruz.
A sede de Jesus para Madre Teresa não é de ontem, não é uma memória. É de hoje e sempre. Ela descobriu a sua presença convidativa na pobreza do seu próprio coração, conduzindo-a na pobreza da eucaristia, por sua vez guiar a servi-Lo nos mais pobres dos pobres. A espiritualidade de Madre Teresa está centrada em Jesus, e Jesus na Santa Eucaristia e Jesus encontrado naqueles que sofrem.

JESUS NO SEU CORAÇÃO
Jesus no meu coração, Acredito no Vosso amor por mim…”
Madre Teresa está bem ciente de que o Jesus, a quem estava empenhada em saciar a sede, habitava antes de tudo no seu coração. Sensibilidade à Sua presença interior seria a base para a sua consciência e serviço à Sua presença no mundo: especificamente no que era para ela a realidade dupla de Jesus na eucaristia e nos pobres. 

Jesus na Eucaristia
“Toda a nossa vida deve simplesmente ser tecida com Jesus na Eucaristia”
O amor, a devoção e reverência de Madre Teresa por Jesus na Eucaristia era, aos olhos dos que a conheciam, excepcional e memorável. Para Madre Teresa, a Eucaristia era o centro do mundo; a Eucaristia era tudo, porque a eucaristia era Jesus vivo, actuante, presente e ainda com sede.

A Eucaristia e os Pobres
“Jesus no santo sacramento, Jesus nos pobres, lembre-se, o que fizerdes aos mais pequeninos é a Mim que o fazeis.”
O Jesus escondido na eucaristia e o Jesus escondido nos pobres constituem uma realidade, um amor, ponto central para Madre Teresa. Repetidamente ela retorna a esta misteriosa conexão forjada pelo próprio Deus, que ela iria honrar de uma maneira especial no seu trabalho.
Nunca separe os pobres da Eucaristia e só assim se tornará missionária da caridade. Quando for aos pobres, leve Jesus consigo. Se mantivermos essa unidade com Jesus, segurar a Sua mão presente na eucaristia e nos pobres, aí estaremos todos bem.
Madre Teresa


Comentários

Mensagens populares