FATIMA Secretário de Estado do Vaticano. Europa está sem voz e dominada pelo medo

 Secretário de Estado do Vaticano. Europa está sem voz e dominada pelo medo
12 out, 2016 - 12:39
O cardeal Pietro Parolin está em Portugal para presidir às celebrações de 12 e 13 de Outubro, em Fátima.
Cardeal Parolin, Secretário de Estado do Vaticano


O secretário d
e Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, disse, esta quarta-feira, em Lisboa, que a União Europeia não consegue falar eficazmente a uma só voz perante as crises geopolíticas em curso e que é incapaz de enfrentar o crescimento de uma cultura do medo.
Numa intervenção feita na Universidade Católica Portuguesa sobre a “Identidade Europeia”, Parolin referiu que os recentes ataques terroristas de “matriz islâmica” levaram a um “curto-circuito do medo” e mostraram a necessidade de recuperar as “raízes culturais profundas do continente".
“Não se deve desvalorizar o crescente sentimento de medo e de insegurança nas populações europeias”, que evolui para a “recusa do outro”, alertou o "número 2" do vaticano, que está em Portugal para presidir às celebrações de 12 e 13 de Outubro, em Fátima.
O secretário de Estado do Vaticano assinalou que o medo pode causar “graves danos” às instituições democráticas e ao “sistema de valores” da Europa.
O cardeal Pietro Parolin admitiu a existência de “preocupações pelo futuro do projecto europeu”, sem esquecer os “resultados históricos obtidos”.
Para o cardeal italiano, é preciso debater o projecto da União Europeia, actualmente um “híbrido democrático” entre soberania nacional e soberania comunitária.
A intervenção começou por recordar o papel “imprescindível” do Cristianismo na construção da identidade europeia, convidando à redescoberta das “raízes cristãs” do continente.
“A Europa tem necessidade da Palavra de Deus”, sustentou o secretário de Estado.

O responsável pela diplomacia da Santa Sé lamentou que, após as duas Guerras Mundiais, se assista à perda do “ideal” de unidade europeia, por “falta de valores comuns”.

Mensagens populares deste blogue

EGIPTO Nova explosão no Egito às portas de outra igreja

FÁTIMA Centenário das Aparições – Papa Francisco presidirá à canonização de Francisco e Jacinta Marto

SÍRIA Coligação internacional bombardeia barco e mata mulher e filhos