CATEQUISTA Dia Nacional do Catequista 1

sábado, 26 de agosto de 2017
"E vós quem dizeis que Eu sou"? A fé não é uma certeza, é uma busca. E na busca uns enxergaram mais e ouros enxergaram menos.


Deus falou aos homens como vem escrito na Bíblia, com uma linguagem humana de sons físicos? O que é a Revelação? O que é a inspiração?
Na Bíblia, onde se encontra a revelação, nos relatos bíblicos, ou nos acontecimentos vividos, quer dizer, na história vivida?
Já desde muito tempo se diz que primeiramente a Bíblia foi vivida, de pois celebrada, e por fim escrita. Eu comparo assim como a grande história de um povo como a história do Brasil; ela primeiro foi vivida, depois celebrada e por fim escrita, ou como a história de um namoro, vive-se, celebra-se e escreve-se.
Quer dizer que Deus não se deu a conhecer nos relatos, mas nos acontecimentos, na história vivida. A Revelação mesma é anterior à composição dos diversos relatos e discursos bíblicos. Pense na história de Abraão. Quantas memórias nebulosas de tempos atrás vinham sendo contadas, e celebradas, e só depois de 1800 anos tomaram corpo escrito. E de mistura com quantas lendas, e mitos pelo meio, que até hoje nos dificultam e nos atrapalham.
Quando eu era criança gostava  muito de um velho que me contava muitas histórias. De quando m vez ia até onde ele, seu Diego me conte histórias. E ele contava, e aumentava para me entreter. E para tirar lições morais. É assim a história do Pinóquio, e da Alice no país da maravilhas, aquele para a lição de não mentir, a outra para ensinar a amar.
Assim também a estátua de sal, da mulher de Ló, e as histórias de homens ou Anjos que de repente apareciam. Aliás entre os antigos corriam histórias que deuses desciam à terra para testar os mortais.
Deste modo podemos nos perguntar, o que é a Revelação? E o que é a inspiração? Revelação é a manifestação da presença de Deus em acontecimentos onde muitas pessoas reconheceram uma presença muita viva de Deus. Hoje dizem os especialistas que não houve uma, mas muitas Revelações ao longo da História, e que Deus não se manifestou só aos judeus.

E inspiração o que é? É o dom ou carisma que guia as pessoas a reconhecer, compreender e interpretar  e transmitir essas manifestações reveladoras de Deus na história. No caso, se a Revelação ou revelações não fossem reconhecidas e compreendidas como tais, cairiam vazio. E se finalmente não tivessem sido escritas não saberíamos delas.  (continua no próximo blog)

Comentários

Mensagens populares