IGREJA Card. Schönborn: parlamentares católicos encorajados pelo apoio da Igreja

IGREJA
Card. Schönborn: parlamentares católicos encorajados pelo apoio da Igreja
Legisladores católicos são uma minoria nos parlamentos, mas são portadores de temas e valores importantes e pretendem realizar o seu serviço como católicos - AP
26/08/2017 14:45

Cidade do Vaticano (RV) – Este domingo, 27, o Papa Francisco receberá após o Angelus, na Sala Clementina, no Vaticano, os participantes da Conferência do International Catholic Legislators Network. Trata-se de uma rede de parlamentares católicos de todo o mundo, nascida em 2010 com o apoio do Arcebispo de Viena Cardeal Christoph Schönborn e de David Alton, membro católico da Câmara dos Lordes, e que a cada ano promove um encontro na cidade italiana de Frascati.



Trata-se – explicou o Cardeal ao nosso colega do Programa Alemão, Padre Bern Hagenkord  – de um grupo informal de homens e mulheres que muito consciente querem estar na política como fiéis. Muitas vezes têm algo em comum: são minoria em seus parlamentos. Mas se fazem portadores de temas e valores importantes e pretendem realizar o seu serviço como católicos”.
“Os Papas – observa o Cardeal Schönborn – sempre nos encorajaram. Quer o Papa Bento como o Papa Francisco, nos recebem a cada ano. E estes parlamentares católicos encontram grande encorajamento por este “sim” da Igreja aos seus esforços, porque muitas vezes se sentem bastante sozinhos em seus parlamentos e se encontram em situações difíceis. Sentem-se, portanto, encorajados por estes encontros anuais, quer na fé pessoal como no agir político”.
“Um dos temas tratados desde o início – afirmou ainda o Arcebispo de Viena – é o da perseguição contra os cristãos, que infelizmente já se tornou um fenômeno em escala mundial. Muito países de onde provém os parlamentares são atingidos por isto ou são países que se esforçam em ajudar os cristãos em outros países”.
O purpurado fala de uma rede bem articulada que cresce. Em particular está em aumento o componente africano: são provenientes sobretudo do Quênia, mas também de Uganda, do Zimbabwe, do Malawi.
“Estes encontros – sublinha – são sempre uma ótima ocasião para debates e troca de ideias. O fato que se encontrem juntas pessoas provenientes de todos os continentes, faz claramente bem a todos, mesmo porque nascem contatos, nascem amizades”.
“O objetivo destes encontros anuais – explica o Cardeal Schönborn – é o fortalecimento na fé: existem momentos fortemente religiosos, como a Missa diária, a reza comum do Terço, a Adoração Eucarística, a possibilidade de confessar-se... existe portanto, certamente, também um apoio espiritual. Os temas que são tratados nestes encontros são aqueles que mais comprometem os parlamentares e são aprofundados com a ajuda de especialistas que guiam seminários que têm a função de ajudar na reflexão política. Posso dizer – conclui o purpurado – que esta rede informal é um sucesso, uma bela iniciativa que é um bênção”.   RV
(JE/BH)


Comentários

Mensagens populares