PORTUGAL Próximo Congresso da AIC de 26 a 28 out 2017


PORTUGAL
Próximo Congresso da AIC de 26 a 28 out 2017
A AIC vai realizar o seu 10º Congresso em Almada, de 26 a 28 de Outubro
 “A meio da ponte rumo ao futuro” – Modelos editoriais e empresariais para a imprensa de inspiração cristã.
Julgamos ser um tema bastante interessante para a imprensa regional, contamos com a participação de várias Entidades ligadas ao Sector para o debater e… ,  também com a sua presença. Marque já na sua agenda!
O local escolhido para a realização do X Congresso da AIC é o Convento dos Capuchos, no Concelho de Almada e conta com o apoio desta autarquia.
Este local é sem sombra de dúvida um lugar de grande valor simbólico, tendo sido edificado em 1558 por Lourenço Pires de Távora, 4º Senhor da Casa e Morgado de Caparica. Os seus frades vestiam-se de burel com capucho alongado, justificando assim o nome pelo qual eram conhecidos. A comunidade da Caparica seria, na altura, também protegida pelo próprio rei D. Sebastião. Destinado a albergar uma comunidade de 40 frades, o piso inferior dos Convento dos Capuchos, dispunha de dependências ligadas ao culto, refeitório, cozinha, dispensa, lagar, adega, e celeiro.
Em 1630 foram efetuadas obras de ampliação e beneficiação, tendo sido acrescentado o coro e o alpendre. Pensa-se que datará de então o revestimento a azulejos.
O declínio dos Távoras no século XVIII causa algum abandono do espaço. À data da extinção das ordens religiosas, em 1834, residiam na casa apenas 9 frades.

O Convento dos Capuchos foi suprimido por portaria imperial, assinada pelo Duque de Bragança. A partir dessa data passou por vários proprietários, degradando-se ao longo dos anos. Em 1950 é adquirido pela Câmara Municipal de Almada. Após ter sofrido algumas intervenções, é restaurado pela autarquia com todo o rigor e mantendo a traça original em 2000. "AIC"

Mensagens populares deste blogue

FÁTIMA Centenário das Aparições – Papa Francisco presidirá à canonização de Francisco e Jacinta Marto

EGIPTO Nova explosão no Egito às portas de outra igreja

SÍRIA Coligação internacional bombardeia barco e mata mulher e filhos