PORTUGAL PORTO: Sacerdote mais idoso de Portugal assinala 80 anos de ordenação

PORTUGAL
PORTO: Sacerdote mais idoso de Portugal assinala 80 anos de ordenação
 
Padre Joaquim Cunha tem 105 anos
Porto, 03 ago 2017 (Ecclesia) - O sacerdote mais idoso de Portugal, padre Joaquim Cunha, com 105 anos de idade, vai celebrar 80 anos de ordenação a 8 de agosto, anunciou o bispo do Porto, no documento em que anuncia as novas nomeações.


“No próximo dia 8 de agosto celebraremos 80 anos de ordenação presbiteral do sacerdote mais idoso do nosso presbitério, Padre Joaquim Cunha. Neste amplo arco do tempo de oitenta anos de ordenações estamos todos nós, aqueles que Deus chama continuamente para o serviço da Igreja do Porto”, escreve D. António Francisco dos Santos.
A 13 de maio, durante a sua visita a Portugal, o Papa Francisco cumprimentou o padre Joaquim Pereira da Cunha, que o bispo do Porto apresentou então como "memória viva” da diocese.
A saudação do Papa decorreu junto à Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, antes de um momento de oração junto ao túmulo dos Pastorinhos, oferecendo ao sacerdote um terço e a medalha do pontificado.
O padre Joaquim Pereira da Cunha estava numa cadeira de rodas, na qual aguardou pela chegada do Papa, na Basílica.
“É uma memória viva da Diocese do Porto, um encanto da vida sacerdotal. Penso que nele podemos ver refletido em espelho, a dedicação, generosidade, a grandeza de vida oferecidas do presbitério do Porto”, disse D. António Francisco dos Santos à Agência ECCLESIA, a respeito do sacerdote.
Ordenado sacerdote no dia 8 de agosto de 1937, o padre Joaquim Pereira da Cunha nasceu no dia 8 de julho de 1912 em Mesquinhata, no Concelho de Baião, e reside, atualmente, no Porto, na Casa Sacerdotal da diocese.
OC

Comentários

Mensagens populares