Conservatório de Música e Dança de Bragança 06 – 10 setembro de 2017



Conservatório de Música e Dança de Bragança

06 – 10 setembro de 2017





                           Bragança, 10 de agosto de 2017

A quinta edição do Ciclo de Música Sacra de Bragança, sob a alçada do Conservatório de Música e Dança de Bragança, decorrerá entre os dias 06 e 10 de setembro de 2017. Deste modo, pretendemos dar continuidade à formação realizada nas quatro edições anteriores. Este curso destina-se a todos aqueles que trabalham atualmente nas paróquias no âmbito da música litúrgica ou que pretendam iniciar uma formação específica nesta vertente da música sacra.

Nesta edição teremos a colaboração do professor Pedro Monteiro (Diretor da Pós-Graduação em Música Sacra da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto) que desenvolverá o seu trabalho ao nível da Direção Coral; o Canto Gregoriano será ministrado pelo professor Alberto Medina de Seiça (ex-Diretor do Serviço de Música do Santuário de Fátima); a Técnica Vocal terá como regente o professor Vianey da Cruz (Maestro e Preparador vocal); a disciplina de Órgão Litúrgico ficará a cargo do professor Tadeu Filipe (CMDB). Contamos com a presença do Cónego Dr. António Ferreira dos Santos (Reitor da Igreja da Lapa no Porto; Mestre-Capela da Sé Catedral do Porto) para uma Conferência a realizar no dia 6 de setembro pelas 18:00 horas no Seminário de S. José em Bragança.

O V Ciclo contará ainda com uma apresentação pública das diversas classes e finalizará com uma Eucaristia no domingo, 10 de setembro de 2017.

Como é do conhecimento público persiste a necessidade de uma formação permanente nesta área de estudo e este ciclo pretende colmatar algumas dessas lacunas através de disciplinas práticas e teóricas sob a observação de docentes preparados e dispostos a ajudar os alunos independentemente da sua formação musical.
Esperamos uma participação ativa dos elementos corais, diretores de coro e organistas nesta ação de formação. Acreditamos que é um investimento na formação musical e litúrgica que possibilitará celebrações mais vividas e com outro rigor e qualidade.

Feita a apresentação, pedimos a vossa colaboração na divulgação deste Ciclo sem fins lucrativos e aberto a todos que queiram participar ativamente no desenvolvimento da música sacra e litúrgica.



Com a mais elevada consideração,

Tadeu Filipe

Conservatório de Música e Dança de Bragança

Comentários

Mensagens populares