ANGOLA Vida das nossas Comunidades *

ANGOLA
Vida das nossas Comunidades *
Igreja da Gabela, construida pelo Padre Maia, de Ovar. e restaurada
pelos Missionários da Boa Nova

Visita Pastoral de D. Luzizila Kiala:  de 27 a 30 de Agosto tivemos a visita do nosso PASTOR, o Bispo desta diocese. Dia 27,foi dedicado à visitas de cumprimentos e cordesia (aos membros do governo municipal, ao hospital regional e à Unidade Penitenciária) e o dia terminou com o encontro com os missionários e missionárias que trabalham nesta Paróquia. Dia 28, pela manhã, visita e missa à Zona pastoral do Capundi. E no período de tarde tivemos o encontro com todos os Movimentos Apostólicos. À estes o Sr Bispo falou sobre unidade, solidariedade, comunhão e fraternidade entre Movimentos. Lembrou também a importância da contribuição cristã pra a vida da Igreja. “A Eucaristia deve ser o centro da vida cristã”. Dia 29, a manhã foi dedicada à juventude (8h – encontro com os crismandos – aos quais explicou o significado dos sinais do Sacramento do CRISMA), pelas 10h – encontro com as crianças, estas, aprenderam as três palavras: Escutar, Aprender e Ensinar. Pelas 11h – houve o encontro com os movimentos juvenis e todos os jovens em geral. No período de tarde – pelas 15h30, tivemos a reunião do Conselho Paroquial. O secretário paroquial leu o relatório semestral das actividades planificadas em Janeiro deste ano. D. Kiala falou brevemente sobre o Ano da Misericódia e do Congresso Nacional Eucarístico. Insentivou os fiéis a pagarem a contribuição cristã. Dia 30, pelas 9h30, começava a missa campal na qual se conferiu o SANTO CRISMA a 112 fiéis. A visita terminou com o almoço no salão paroquial.
Movimento do pessoal missionário: O P. Fernando José Matapalo que trabalhou connosco desde Janeiro do ano em curso, deixou está Paróquia em Julho passado e está a trablhar na Diocese de Viana. A Paróquia agradece a sua colaboração. Em Setembro chegou o seminarista José Manuel Rodrigues, português, e estará connosco até Agosto de 2016. Ao novo missionário desejamos boas vindas!
Sacramentos: Neste ano de 2015, temos tido a graça de celebrar mais casamentos do que nos anos anteriores. Até Setembro foram celebrados 22 casamentos e esperamos celebrar mais de 10 até Dezembro. Parabéns aos novos casais!
DIOCESE DO SUMBE: A diocese está a celebrar a festa dos 40 anos da sua fundação a 10 de Agosto de 1975. Neste ano os 40 anos foram celebrados Domingo, dia 9 de Agosto.
A diocese foi criada através da Bula Qui Provid Dei Conccilio assinada pelo Papa Paulo VI, que nomeou Dom Zacarias Kamuenho, o primeiro bispo, desta diocese. Dom Zacarias, presidiu a missa da festa dos 40 anos.

Jubileu da Paróquia: A Paróquia da Rainha Santa Isabel – Gabela celebrará 75 anos de existência. Criada aos 30 de Abril de 1941, sob protecão da Rainha Santa Isabel de Portugal. De Junho a Junlho de 2016 decorrerão as celebrações do Jubileu com actividades variadas (sacramentos, peregrinações, formação, reflexões, etc.). Será um ano da GRAÇA do SENHOR.
Santuário Santo António – Gabela: A Comissão Executiva para Restauração do Santuário Santo António está a trabalhar no processo de angariamento de fundos. Para tal criou uma ficha de contribuição que vincula o contribuinte por um ano. Uns fazem-no individualmente ao passo que outros fazem-no por grupos de até 10 membros. Caro leitor, procure contribuir com a tua quota parte.
Sociedade Missionária da Boa Nova: A Sociedade Missionária da Boa Nova fundada, a 3 de Outubro em 1930, celebra 85 anos de existência neste ano de 2015. Nossa missão é fundar e estabelecer comunidades vivas; formar fiéis de modo particular catequistas e promover os povos mais desfavorecidos: sendo voz dos sem voz. Celebraremos uma MISSA de acção de graça, dia 15 de Novembro, na Paróquia de Santa Ana.

NOVO NÚNCIO APOSTÓLICO: O representante da Santa Sé (o Núncio Apostólico) em Angola, Dom Petar Rajic, considerou "importante" a sua missão pelo facto do país possuir muitos crentes Católicos.
"A Igreja Católica tem um importante papel neste país", disse à imprensa  Dom Petar Rajic, após proceder à entrega ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, das suas cartas credenciais para representante do Papa Francisco na República de Angola.

 Dom Benedito Roberto visitou a comunidade de Kalandula, nos dias 24 a 27 de Setembro de 2015. A visita do Pastor da Igreja em Malanje começou na quinta-feira com a chegada a missão de Kalandula aplaudido a entrada da vila pelos fiéis.




P. Kusseta, Gabela

*AMBOIM

Comentários

Mensagens populares