PORTUGAL Setúbal: D. José Ornelas é ordenado bispo na diocese onde foi enviado como missionário

PORTUGAL
Setúbal: D. José Ornelas é ordenado bispo na diocese onde foi enviado como missionário
 

D. José Ornelas é hoje ordenado bispo na Catedral de Setúbal, diocese onde foi enviado pelo Papa Francisco como “missionário” para revitalizar as “sementes da fé”, numa região com a prática religiosa “mais baixa” do país.
“A Diocese de Setúbal é uma das que tem uma prática religiosa católica mais baixa. No entanto, mais de70 por cento das pessoas foram batizadas. Isto significa que há um caminho a percorrer de revitalização das sementes da fé que as pessoas têm e de encontrar expressões e modos de encontro e de comunhão aberta a todas estas pessoas”, disse D. José Ornelas à Agência ECCLESIA.
Para o bispo nomeado para Setúbal, o facto da diocese ser uma região periférica, tem no seu território “as grandes possibilidades mas também os grandes desafios humanitários, económicos, sociais”.
Na entrevista publicada na mais recente edição do semanário digital Ecclesia, D. José Ornelas referiu que “uma das coisas mais simpáticas” que encontrou na Diocese de Setúbal foi o compromisso ao nível social, concretizado com muitas parcerias e “comunhão de interesses por tantas pessoas”.
“Quando temos por interesse as pessoas que precisam, o resto passa para segundo plano”, sublinhou.
“Talvez não sejam tão assíduos à Eucaristia mas são muito assíduos na ajuda aos mais necessitados, o que é o princípio do verdadeiro Evangelho”, acrescentou.
D. José Ornelas considera que é “preciso que se dê oportunidade aos leigos de sentirem que a Igreja é sua e que têm não simplesmente deveres a cumprir, mas a alegria de participarem numa comunidade viva”.
O bispo nomeado para Setúbal disse que “os movimentos ajudam as pessoas a participarem ativamente na Igreja e a serem acolhidas”, “desde que não venham dividir a comunidade”, e espera “muito” do contributo dos religiosos e das religiosas.
D. José Ornelas foi nomeado pelo Papa Francisco com terceiro bispo da Diocese de Setúbal no dia 24 de agosto de 2015, sucedendo a D. Gilberto Reis, bispo desde 1998, e a D. Manuel Martins, responsável pela diocese deste o ano da criação, 1975, até 1998.
Superior geral dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) entre 2013 e 2015, D. José Ornelas tem 61 anos, é natural da Madeira, foi ordenado sacerdote em 1981 e depois foi professor de Ciências Bíblicas na Universidade Católica Portuguesa, área em que se doutorou em 1997.
semanário digital Ecclesia e o programa 70x7 deste domingo (RTP2, às 11h30) têm por tema central a ordenação de D. José Ornelas e a Diocese de Setúbal.

Comentários

Mensagens populares