VATICANO «Ad Limina»: Papa Francisco quer 1000 «missionários da misericórdia» a pregar e a confessar em todo o mundo

VATICANO
«Ad Limina»: Papa Francisco quer 1000 «missionários da misericórdia» a pregar e a confessar em todo o mundo
O presidente da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização (CEMNV) disse hoje à Agência ECCLESIA que Portugal vai ter cerca de duas dezenas de “missionários da misericórdia” para pregar e absolver os pecados normalmente reservados ao Papa.
“O Papa quer que existam 1000 missionários em todo o mundo, em Portugal ficará mais ou menos um por cada diocese”, disse D. Manuel Linda após o encontro com o Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, que organiza o Jubileu da Misericórdia, realizado no âmbito da visita “ad Limina”.
O Jubileu da Misericórdia foi proposto pelo Papa Francisco para a Igreja Católica e vai começar no dia 8 de dezembro e decorrer até ao dia 20 de novembro de 2016.
O presidente da CEMNV adiantou que “pode acontecer que algumas dioceses se associem” e mesma pessoa seja responsável por este sector em mais do que uma.
De acordo com D. Manuel Linda, os missionários da misericórdia devem “pregar a misericórdia” e absolver em confissão os “pecados reservados à Sé Apostólica, ao Santo Padre, mas que ele concede a possibilidade de serem perdoados por essas pessoas ao longo do Jubileu da Misericórdia, especialmente durante a Quaresma”.
O presidente da CEMNV adiantou que os missionários da misericórdia de todo o mundo terão um encontro de dois dias com o Papa e o processo de nomeação dos de Portugal será analisado na próxima Assembleia da CEP.
O encontro no Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, que decorreu no âmbito da visita “ad Limina” do episcopado português ao Vaticano, analisou também o percurso de renovação da pastoral da Igreja em Portugal e temas relacionados com a catequese.

Para D. Manuel Linda, é necessário “fazer da catequese um dos momentos privilegiados da nova evangelização”, abandonando o pressuposto de que “já há uma iniciação à fé” e assumindo o percurso catequético como “a iniciação”. PR|AE

Comentários

Mensagens populares