NEPAL Nova Constituição

NEPAL
Nova Constituição e Cristianismo

Entidades cristãs no Nepal estão preocupadas
com a possível proibição de conversões
religiosas  no país. Segundo a
 Christian Solidarity Worldwide (CSW)

A nova Constituição do Nepal, que será oficialmente promulgada em 20 de setembro, confirmando a natureza secular do Estado, uma vez que a reunião do Parlamento que estão votando rejeitou a proposta de retornar ao país para ser uma "nação hindu". O quadro institucional do "estado secular" tem a favor a Igreja Católica e de outras minorias étnicas e religiosas, mas atraiu protestos de alguns grupos nacionalistas hindus. 

De acordo com fontes locais da Fides nos protestos, duas bombas explodiram em duas igrejas no distrito de Jhapa no leste do Nepal, em 14 de setembro, causando alguns danos estruturais, mas não causaram lesões. Além disso, três policiais ficaram feridos na manhã de 15 de Setembro, numa tentativa de neutralizar uma bomba que não explodiu numa terceira igreja. Nos locais dos ataques encontraram panfletos de uma organização radical hindu, o "Hindu Morcha Nepal". 
Nepal foi declarado um "estado secular" em 2007, após a abolição da monarquia hindu, mas nos anos subsequentes tem testemunhado o crescimento do nacionalismo hindu, sociedade e política, liderada pelo "Prajatantra Partido Rastirya - Nepal "(RPP-N). 

Entre as preocupações dos cristãos no Nepal, para além destes grupos violentos, há também a alteração ao artigo 31º do texto da Constituição, que afirma que você pode "punir por lei qualquer acto de converter alguém a uma outra religião "e" qualquer comportamento que põe em perigo a religião do outro. " Este artigo pode ser explorada por grupos hindus fanáticos e usado para atacar os cristãos, acusando-os de proselitismo, como muitas vezes acontece na Índia.  Fides 16/9/2015  in VM out 2015

Comentários

Mensagens populares