SMBN PADRE MARTINHO JOAQUIM CASTRO E SILVA 11.11.1934 – 24.10.2015

SMBN
PADRE MARTINHO JOAQUIM CASTRO E SILVA
11.11.1934 – 24.10.2015
 O P. Martinho nasceu em Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia, Diocese do Porto. Era filho de António Gomes da Silva Júnior e Genoveva da Conceição Castro. Entrou no Seminário de Tomar em 1945 e fez juramento missionário em Cucujães em 1955. Também em Cucujães foi ordenado padre, no dia 13.5.1959. Noa ano seguinte foi enviado a Moçambique, para a diocese de Pemba (Porto Amélia). Foi um dos colaboradores do primeiro Bispo, D. José Garcia, como secretário da Diocese e formador no Seminário Menor do Mariri, no Seminário Maior de Pemba e na Escola de Professores do Chiúre.
Em 1969 foi chamado para Diocese de Nampula onde trabalhou na Secretaria da Sociedade Missionária até 1975. Voltou a Portugal com problemas de coluna que levaram tempo a ser identificados e foi ficando na casa de Lisboa. Foi secretário da revista Boa Nova, arquivista, procurador das Missões em tempos difíceis de guerra e secretário do Superior Geral. Em 1992 foi nomeado Secretário Geral e encarregado da contabilidade da SMBN.
Depois de ser operado às coronárias, vivia com insuficiência cardíaca, sob apertada vigilância médica e com muito sofrimento. Mais tarde, recebeu um Pace maker que lhe deu tranquilidade.
Na família eram três padres. António era da diocese do Porto e Nuno foi também da SMBN. Eram pessoas de carácter forte e muito recto, trabalhadores incansáveis, organizados, dedicados às suas obrigações e aos amigos, com uma fé a toda a prova.
Nos últimos 40 anos foi um pilar firme da SMBN. Sucederam-se superiores gerais e ecónomos, ma o secretário permanecia e garantia a organização da secretaria e da contabilidade. Durante as guerras civis de Angola e Moçambique correu Lisboa à procura do urgente a enviar para os missionários que passavam necessidade. Acolheu os que vinham descansar e tratar da saúde. Ao aniversariante nunca faltou a carta ou a mensagem do P. Martinho, em nome do Superior Geral.  Era amigo fiel, mesmo para aqueles de quem discordava abertamente. Por isso a todos serviu com zelo e prontidão.
Era um homem de fé, oração e intensa relação pessoal com Deus. Na tribulação recorria a duas mães: mãe Genoveva e mãe Maria. Nelas confiava cegamente porque muitas vezes sentiu a sua protecção.
No dia 24 de outubro de 2015, na nossa casa de Lisboa, tomou o pequeno almoço e sentiu-se mal. Foi atendido pelo INEM. Não puderam reanimá-lo para este mundo. Ás 10,30 foi reconhecido o seu falecimento. Deus o levou para si no momento menos esperado. Deus o tenha. Como diz o P. Mayor Sequeira: Que a partida do P. Martinho neste 83º  ano da ereção canónica da Sociedade, a sua intercessão seja penhor da nossa fidelidade ao carisma inicial.  SelMi
(454)

P. Mayor Sequeira
Agradeço a doloroosa informação da partida do amigo P. Martinho.
Conversámos ontem à tardinha pelo Voip. jamo-nos as melhoras Nossos corações não andam bem  disse-lhe-que eestou preparado .
Ele disse -me tem consulta marcada para breve.
Esta manhã recebi um email que transcrevo"
Gostei imenso de o ouvir ao telefone. Pena é estar tão longe e a saúde (a sua) não ser aquilo que eu mesmo desejaria.
Que o Senhor Jesus e a Boa Mãe o guardem, o conservem… lhe dêem muita saúde.
Tudo, tudo de BOM.
Um abraço muito amigo.o
P. Martinho
SelMi

Que a partida do P. Martinho neste 83º  
ano da ereção canónicar da Sociedade, com mais um  intercessor, seja penhor da nossa fidelidade ao carisma inicial.
Apresento na pessoa de vossa reverência os sentidos pesames à Sociedade e peço o fiavor de os transmitir  a sua famia especialmente
à Isab"el
Um abraço amigo  e solidário
Francisco Mayor Sequeira
SelMi

Caros colegas e amigos,
Neste momento de dor e luto pelo falecimento do nosso QUERIDO, AMIGO, COLEGA e sobretudo MISSIONÁRIO Revdo Pe.  Martinho Joaquim de Castro e Silva, NÓS Região de Angola;
Endereçamos à família, à Direcção Geral e aos amigos as nossas condolências. E pedimos o eterno descanso pela alma do Pe. Martinho. Ele que em vida serviu o Senhor que agora O contemple na glória eterna.
E QUE SUA ALMA DESCANSE EM PAZ! AMÉM!

ANGOLA, Pe. Kusseta
(SelMi)

Comentários

Mensagens populares