RUSSIA Rússia diz ter feito novos ataques contra o Estado Islâmico na Síria

RUSSIA
Rússia diz ter feito novos ataques contra o Estado Islâmico na Síria
Províncias de Idlib, Hama e Aleppo foram bombardeadas.
Autoridades russas e americanas vão se encontrar nesta quinta.
02/10/2015 07h49 - Atualizado em 02/10/2015 08h13
 Do G1, em São Paulo

FACEBOOKA Rússia informou nesta sexta-feira (2) que realizou uma nova rodada de ataques aéreos na Síria e atingiu 12 alvos do grupo terrorista Estado Islâmico desde a noite de quinta-feira (1º) nas províncias de Idlib, Hama e Aleppo, segundo a agência Reuters.

Os aviões de guerra Sukhoi-34, Sukhoi-24M e Sukhoi-25 fizeram 18 missões, atingindo um posto de comando e um centro de comunicações na província de Aleppo, assim como um acampamento militante em Idlib, de acordo com nota do Ministério da Defesa. Um posto de comando na província de Hama também foi completamente destruído, acrescentou.
Aviões supostamente russos bombardearam durante a noite de quinta uma cidade tomada pelo Estado Islâmico a 130 quilômetros de Damasco, relatou o Observatório Sírio para Direitos Humanos, sediado na Grã-Bretanha.
O Estado Islâmico capturou a cidade de Qaryatain em agosto. Rami Abdulrahman, diretor do Observatório Sírio para os Direitos Humanos, disse à Reuters que os aviões eram possivelmente russos.
Os sete integrantes da aliança contra o Estado Islâmico no Oriente Médio (França, Alemanha, Catar, Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos) fizeram um pedido à Rússia para que não ataque a oposição política na Síria e concentre suas ações militares contra os jihadistas.
"Expressamos nossa profunda preocupação com os ataques da Força Aérea Russa sobre Hama, Homs e Idlib, que causaram baixas civis e que não tinham como alvo o Daesh (acrônimo do EI em árabe)", diz um comunicado emitido pelo Ministério das Relações Exteriores da Turquia, de acordo com a agência EFE.
A Rússia, aliada do regime de Bashar al Assad, iniciou ataques aéreos na Síria. Os alvos do Estado Islâmico começaram a ser atacados na quinta-feira, de acordo com fontes oficiais russas e sírias.
 No entanto, ativistas e opositores sírios denunciaram que várias bases de grupos rebeldes, como o Exército Livre Sírio (ELS) e o Exército do Fatah, também foram alvo dos bombardeios russos em Idlib e Hamas

Reunião
As autoridades militares russas e americanas começarão nesta quinta a conversar para evitar qualquer tipo de incidente entre suas forças armadas na Síria, indicou um funcionário do departamento de Defesa dos Estados Unidos, que pediu o anonimato à agência France Presse.
Uma videoconferência está prevista para as 15h GMT (12h de Brasília) entre funcionários de alto escalão civis e militares do Pentágono e seus colegas russos.



Comentários

Mensagens populares