SÍRIA Ataque aéreo russo atinge hospital. ONG fala em 13 mortos

SÍRIA
Ataque aéreo russo atinge hospital. ONG fala em 13 mortos
Pelo menos 13 pessoas foram mortas na sequência de um ataque aéreo russo que atingiu um hospital de campanha na região noroeste da Síria, anunciou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Lusa
MUNDO SÍRIAHÁ 4 MINS

Treze pessoas foram mortas por ataques aéreos russos na terça-feira que atingiram um hospital de campanha na localidade de Sarmine, nomeadamente um fisioterapeuta, um guarda e um elemento da proteção civil", de acordo com a organização não-governamental (ONG) com sede em Londres, que detém uma vasta rede de fontes em todo o território síria. 
Localizada na província síria de Idleb, a unidade hospitalar foi "significativamente danificada" pelos ataques, confirmou, citada pela agência AFP, uma funcionária da Sociedade Médica Sírio-Norte-Americana (SAMS, na sigla em inglês), entidade responsável pela gestão daquela unidade
"Ontem [terça-feira], uma estrutura da SAMS, perto de Sarmine, em Idleb, foi atingida. De acordo com informações preliminares recolhidas no terreno, perdemos dois funcionários do hospital, um fisioterapeuta e um enfermeiro", indicou a mesma fonte, que falou sob anonimato.
A funcionária da SAMS não precisou se os ataques aéreos tinham sido conduzidos pelas forças .russas.
O Ministério da Defesa russo referiu hoje que foram realizados raides aéreos sobre Sarmine, mas sem mencionar a unidade hospitalar.
A aviação russa realizou desde o início da sua intervenção militar na Síria, a 30 de setembro, mais de 500 ataques que mataram mais de 370 pessoas, incluindo pelo menos 127 civis, segundo a OSDH.
Aliado tradicional do regime de Damasco, Moscovo garante que tem atingido posições do grupo extremista Estado Islâmico (EI) e de "outros terroristas", mas o Ocidente e os seus aliados afirmam que as ações de Moscovo estão a visar quase exclusivamente províncias onde o regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, está a realizar ofensivas contra a oposição síria considerada como moderada.
Num comunicado divulgado recentemente, a SAMS informou que os ataques aéreos sobre o território sírio tinham atingido um dos seus hospitais na província de Hama (centro), provocando "danos consideráveis" na estrutura hospitalar e ferindo funcionários.
O jornalista e ativista sírio Maamoun al-Khatib afirmou recentemente, em declarações à AFP, que os ataques russos tinham atingido dois hospitais na província de Alepo (norte).

O conflito sírio já fez mais de 250 mil mortos, dos quais cerca de 74 mil são civis, e vários milhões de deslocados desde março de 2011, segundo os números mais recentes do Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Comentários

Mensagens populares