GAUDETE ET EXSULTATE Alegrai-vos e exultai por ARMANDO SOARES Exortação apostólica «Gaudete et Exsultare»


GAUDETE ET EXSULTATE
Alegrai-vos e exultai por ARMANDO SOARES * in VOZ DA MISSÃO maio 2018
Exortação apostólica «Gaudete et Exsultare»

No dia 9 de abril o Papa Francisco publicou uma Exortação Apostólica, dedicada à santidade: “Alegrai-vos e exultai”. Lembra as palavras de Mateus (Mt5, 12): que convida à alegria “ quantos são perseguidos e humilhados por causa d’Ele. O Senhor pede tudo e, em troca, oferece a vida verdadeira, a felicidade para a qual fomos criados. Quer-nos santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa, mas que sejamos perfeitos “em alternativa ao consumismo, à pressa e à indiferença face ao outro.”

A exortação apresenta-se como um “apelo” renovado à santidade como proposta radical de vida. O Senhor pede tudo e, em troca, oferece a vida verdadeira, a felicidade para a qual fomos  criados. A terceira exortação apostólica do pontificado defende a necessidade de travar a “corrida febril” da sociedade contemporânea para recuperar espaço para Deus e tempo para os outros. Com efeito,“tudo se enche de palavras, prazeres epidérmicos e rumores a uma velocidade cada vez maior; aumentando a insatisfação de quem não sabe por que vive”. A informação superficial e sem discernimento chega até nós rapidamente num enorme “turbilhão”. Concentramo-nos em nós mesmos, num consumismo hedonista, nos nossos direitos e no tempo para gozar a vida”, insiste.

Francisco escreve:  “Gosto de ver a santidade no povo paciente de Deus: nos pais que criam os filhos com tanto amor, nos homens e mulheres que trabalham a fim de trazer o pão para casa, nos doentes, nas consagradas idosas que continuam a sorrir.”

Francisco diz que, nesta sociedade, “volta a ressoar o Evangelho” para oferecer “uma vida diferente, mais saudável e mais feliz”, a santidade. Esta, explica, não está reservada apenas a algumas pessoas, mas encontra-se  “por toda a parte”, nas famílias, no trabalho, naquilo a que o Papa chama como “classe média de santidade”, inclusive “fora da Igreja Católica e em áreas muito diferentes”. Para ser santo, não é necessário ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso. Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que têm possibilidade de se afastar da ocupações comuns, para dedicar muito tempo à oração”.

De destacar o elogio que o Papa faz dos “estilos femininos de santidade , que se manifestaram, ao longo da história, em “tantas mulheres desconhecidas ou esquecidas que sustentaram e transformaram, cada uma a seu modo, famílias e comunidades com a força do seu testemunho”. A ‘Gaudete et Exsultate’ recomenda a santidade dos “pequenos gestos”, que impede de falar mal dos outros, olha para o pobre e reserva tempo para a oração.
Papa Francisco indicou-nos o caminho que Jesus nos ensinou para sermos santos: “as bem-aventuranças.” (Lc 6,21-23)
Bem-aventuranças da santidade: «Ser pobre no coração; reagir com  humilde mansidão; saber chorar com os outros; buscar a justiça com fome e sede; olhar e agir com misericórdia; manter o coração limpo de tudo o que mancha o amor; semear a paz ao nosso redor; abraçar diariamente o caminho do Evangelho mesmo que nos acarrete problemas: isto é santidade.» Papa Francisco, ‘Gaudete’
Para cumprir as bem-aventuranças, o Papa Francisco sugere aos cristãos: “a oração, a paciência, a mansidão, a ousadia, a alegria e o bom humor.” Quando se refere à alegria o Papa exclui as alegrias com origem nos prazeres ocasionais e passageiros, mas , sim à alegria que se vive em comunhão, se partilha e comunica pois “Deus ama quem dá com alegria”(2 Cor 9, 7).
E reforça em ti as palavras do Papa: «Não tenhas medo da santidade. Não te tirará forças, nem vida nem alegria. Muito pelo contrário, porque chegarás a ser o que o Pai pensou quando te criou e serás fiel ao teu próprio ser. Depender d’Ele liberta-nos das escravidões e leva-nos a reconhecer a nossa dignidade.» * in VOZ DA MISSÃO maio 2018   FONTE: Ecclesia
(627)

Comentários

Mensagens populares