NIGÉRIA Dois padres entre vítimas de massacres no centro da Nigéria

NIGÉRIA
 Dois padres entre vítimas de massacres no centro da Nigéria
Quarta-feira, 25 de abril de 2018  FIDES
Rev. Joseph Gor e Rev. Felix Tyolaha
Abuja (Agência Fides) - Dois padres e pelo menos 19 fiéis foram mortos na paróquia de St Agnatius Ukpor-Mbalom, na aldeia de Mbalom, na área governamental local de Gwer East, Estado de Benue, que faz parte do chamado Cinturão do Meio na Nigéria central, que divide principalmente o norte muçulmano do sul, onde a maioria das pessoas é cristã.
O massacre aconteceu na madrugada de terça-feira, 24 de abril. De acordo com a testemunha sobrevivente, o ataque aconteceu durante a missa matinal de 5,50 horas diárias, sempre bem frequentada. O serviço estava apenas começando e as pessoas ainda estavam chegando. Um funeral foi programado para acompanhar a missa. De repente, tiros foram ouvidos quando homens armados invadiram a igreja no pânico que as pessoas tentavam escapar. No entanto, 19 pessoas, incluindo o Rev. Joseph Gor e Rev. Felix Tyolaha, que estavam celebrando a missa, foram mortas a sangue frio. Muitos mais ficaram feridos. Depois de atacar a igreja, os criminosos incendiaram a vila, destruindo pelo menos 60 casas e lofts de feno. As pessoas fugiram para as aldeias vizinhas em busca de segurança.
"Confirmamos as mortes do Rev. Joseph Gor e Rev. Felix Tyolaha no ataque mortal por pastor / jihadistas na aldeia de Mbalom, paróquia de St Agnatius Ukpor-Mbalom", diz uma declaração assinada pelo Rev.Moses Iorapuu, oficial de Comunicação Social para a diocese de Makurdi. O padre disse que outros massacres ocorreram em outras aldeias, mas "parece que a polícia não sabia nada sobre ataques em outras aldeias do Estado de Benue". 
A imprensa nigeriana informa que mais 35 pessoas foram mortas em um ataque no mesmo dia, 24 de abril, na aldeia de Tse Umenger, no Mbadwem Council Ward da Guma LGA, Benue State. Testemunhas oculares locais dizem que os massacres foram cometidos por pelo menos 50 pastores armados que atacaram e destruíram a aldeia.
Estes últimos massacres em aldeias no estado de Benue aumentaram a tensão na capital do estado, Makurdi, onde grupos de jovens foram às ruas queimando pneus de veículos. (LM) (Agência Fides 25/4/2018)


Comentários

Mensagens populares