NEPAL Ucanews: «Mulheres / crianças» Nepal


NEPAL
O status de segunda classe das mulheres reflete a fraca democracia do Nepal
Apesar de ter uma presidente do sexo feminino, as vozes das mulheres não são bem refletidas no parlamento como a igualdade de gênero um sonho distante
Mulheres nepalesas gritam slogans durante uma manifestação marcando a 108ª comemoração do Dia Internacional da Mulher em Katmandu em 8 de março.


(Foto: Prakash Mathema / AFP) por Prakash Khadka, 
Kathmandu Nepal 3 de abril de 2018

As mulheres nepalesas têm um longo caminho a percorrer antes de gozar de direitos iguais, apesar de terem uma presidente feminina e recentes esforços do governo para reforçar a sua inclusão em todas as esferas da vida, incluindo a política, através da introdução de quotas.
Enquanto as pessoas em todo o mundo comemoraram o Dia Internacional da Mulher no mês passado, a adolescente nepalesa Radha Chaudhary  foi acusada de ser uma bruxa em uma vila onde a lei tribal ainda prevalece.
Ela teve que suportar cinco horas de tortura física em público nas mãos de ambos os sexos. A jovem de 18 anos foi uma das quatro mulheres submetidas ao mesmo destino naquele dia.
O mesmo grupo de perpetradores do vilarejo de Chaudhary, no oeste do Nepal, teria realizado essa cruel forma de "justiça" contra dezenas de mulheres e meninas nos últimos meses.
Eles fazem parte de um grupo tribal que exerce muita influência no cinturão Terai do Nepal, uma região de planície no sul do país.
No entanto, suas ações são contrárias à Constituição, com o Artigo 38 (3) proibindo estritamente a violência contra as mulheres em quaisquer práticas culturais.
No ano passado, o governo desenvolveu nova legislação e políticas contra tradições sociais nocivas, como o chhaupadi , o assédio sexual e outras formas de violência contra as mulheres. Chhaupadi é uma prática controversa  , pois proíbe as mulheres de participar de atividades familiares normais quando estão menstruadas. Em alguns casos, eles são forçados a viver com animais fora de casa até o final do período.
Com a brutalidade e a violência contra as mulheres nas áreas urbanas e rurais ainda prevalecendo, isso envia uma mensagem à sociedade de que elas não são consideradas iguais aos homens.
Pior ainda, as mulheres que conseguiram subir em posições poderosas são cúmplices neste estado lastimável, com muitos casos de exploração de outros membros de seu sexo que surgiram nos últimos tempos.
O Centro de Serviços do Setor Informal publicou um relatório em 2017 que registrou 3.560 casos de violência contra mulheres, incluindo estupro e tráfico de seres humanos.
O que é tão preocupante sobre isso é que ele representa um aumento significativo em relação ao ano anterior, quando 2.910 casos foram relatados.
O Nepal realizou eleições locais, provinciais (assembléia estadual) e parlamentares federais no ano passado, mas a participação das mulheres foi lamentavelmente baixa.
Dizendo isso, as mulheres fizeram avanços notáveis ​​nos últimos anos: além do presidente Bidhya Devi Bhandari , o principal juiz e presidente do parlamento no país também são mulheres.
As mulheres superam os homens no Nepal. Em vista disso, o Artigo 84 (8) da Carta agora determina que eles recebam um terço de todos os assentos parlamentares.
No entanto, nas eleições locais do ano passado, eles conseguiram apenas seis dos 165 assentos na Câmara dos Deputados.
Eles também se saem mal nas eleições para assembleias constitucionais, apesar de ganharem força nesses eventos desde 1999, quando as mulheres representavam apenas 5,8% dos membros eleitos.
Freiras budistas nepalesas realizam kung fu no convento Amitabha Drukpa durante o Dia Internacional da Mulher, nos arredores de Katmandu, em 8 de março. (Foto: Prakash Mathema / AFP)
Esse número saltou para 32,8% em 2008, mas recuou para 28,6% em 2013, quando as mulheres conseguiram 172 de 601 assentos.
Para garantir que a cota de 33% fosse atendida no ano passado, os partidos nomearam mais representantes do sexo feminino no sistema de representação proporcional do país. A legislatura agora compreende 275 membros eleitos.
Mas quem são essas mulheres que estão abrindo uma nova trilha na política nepalesa?
Acontece que a maioria dos indicados estava relacionada a poderosos líderes políticos ou elites ricas que exercem grande influência em seus respectivos territórios.
O que isto significa é que as mulheres em um nível de base não estão realmente sendo representadas na política, como apenas aqueles poucos afortunados com vantagens sociais distintas são capazes de dar o salto e obter suas vozes ouvidas.
É discutível se as opiniões das mulheres de "classe baixa" estão realmente refletidas no processo de tomada de decisões do país.
Na primeira eleição de nível provincial no Nepal, apenas 18 mulheres foram eleitas para preencher 550 assentos disponíveis.
Os partidos novamente contornaram a "regra dos 33%", explorando brechas no sistema de representação proporcionalmente ironicamente nomeado.
Enquanto isso, durante as eleições locais do ano passado, as mulheres ocuparam 37% das vagas disponíveis para os funcionários da aldeia.
Capacitar mulheres e meninas significa mais do que simplesmente ajudá-las a escapar deste ciclo vicioso de violência física e sexual.
Eles também merecem maior independência econômica e oportunidades iguais para a liderança das mulheres em todos os níveis de tomada de decisão.
De acordo com o Birô Central de Estatísticas, a taxa de alfabetização das mulheres ficou em 65,9% em 2011, uma melhora em relação aos tempos anteriores. No entanto, encontrar outro trabalho que não seja como uma dona de casa permanece incrivelmente desafiador.
A participação das mulheres na função pública do Nepal também é nominal, na melhor das hipóteses.
Embora a lei do serviço público tenha mapeado uma cota de 45% para incentivar sua maior participação, os registros de 2014 mostraram que o número real era inferior a 10%.
Além disso, seus papéis nesses setores são limitados e muito poucos sobem a posições de influência.
A participação das mulheres na política pode servir como um teste decisivo para o seu empoderamento, e sua participação na burocracia pode ser um indicador da igualdade de gênero.
Em outras palavras, o grau em que eles estão incluídos reflete o quão forte é a democracia no Nepal.

Comentários

Mensagens populares