ITÁLIA Papa na «casa» do Padre Pio para evocar santo da misericórdia


ITÁLIA
 Papa na «casa» do Padre Pio para evocar santo da misericórdia
Mar 17, 2018 - 9:22
Visita a Pietrelcina e San Giovanni Rotondo
Cidade do Vaticano, 16 mar 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco visita hoje sábado as localidades italianas de Pietrelcina e San Giovanni Rotondo, o “lar” do santo Padre Pio (1887-1968), numa viagem em que vai presidir à Missa no santuário do sacerdote.
O Vaticano estima que cerca de 50 mil pessoas acompanhem esta deslocação, que inclui uma passagem pelo serviço de Oncologia Pediátrica do hospital ‘Casa Alívio do Sofrimento’, estrutura criada pelo Padre Pio em 1956.
San Giovanni Rotondo fica na região da Campânia, província de Benevento, leste da Itália, e já recebeu as visitas de João Paulo II em 1987 e Bento XVI em 2009.
A viagem de Francisco está inserida, respetivamente, na comemoração do centenário da aparição dos estigmas de São Pio de Pietrelcina (sinais da Paixão de Cristo no próprio corpo), e no assinalar dos 50 anos da morte deste mesmo “santo confessor”.
O Papa partiu de helicóptero do Vaticano, pelas 07h00 locais (menos uma em Lisboa) para cerca de uma hora de viagem até Pietrelcina, onde foi acolhido pelo arcebispo de Benevento, D. Felice Accrocca, e também pelas autoridades locais.
O programa incluiu um momento de oração na Capela dos Estigmas (Piana Romana), igreja que assinala o local onde o Padre Pio recebeu os seus estigmas, enquanto rezava debaixo de um olmo.
É neste local que Francisco se encontrou com a população local para fazer o seu primeiro discurso.
Depois de se encontrar também com a Comunidade dos Capuchinhos e com um grupo de representantes dos fiéis, o Papa partiu em direção a San Giovanni Rotondo.
O acolhimento foi feito no campo desportivo local, com a presença do arcebispo de Manfredonia-Vieste-San Giovanni Rotondo, D. Michele Castoro, e do autarca local, Costanzo Cascavilla.
O Papa faz uma visita à ala pediátrica de oncologia, para estar com utentes e cuidadores.
Mais tarde, Francisco preside à celebração de Eucaristia conclusiva desta viagem, no átrio da igreja de São Pio de Pietrelcina.
Em fevereiro de 2016, o Papa recebeu na Praça de São Pedro os grupos de oração do Padre Pio, que recordou como “um servidor da misericórdia, praticando o apostolado da escuta muitas vezes até ao esgotamento”.
“Através do ministério da Confissão, tornou-se uma carícia viva do Pai, que cura as feridas do pecado e fortalece o coração com a paz”, observou.
As relíquias de São Pio de Pietrelcina e São Leopoldo Mandic (Croácia, 1866–1942) estiveram no Vaticano por ocasião do Jubileu da Misericórdia.
OC


Comentários

Mensagens populares