JOVENS «Religião moribunda na juventude» por Rui Osório


«Religião moribunda na juventude» por Rui Osório
“A religião está moribunda” se avaliarmos o dossiê “Os jovens adultos da Europa e a religião”, da Universidade de St Mary de Londres.
Em Espanha, 55% dos jovens de 16 a 29 anos de idade não confessam qualquer religião, 60% não participam em actos religiosos fora de ocasiões especiais e 64% nunca rezam.
O inquérito de 2014 a 2016 confirma que em 12 países a maioria dos jovens admite que não é crente e que nunca ou quase nunca reza numa igreja.
A República Checa é a menos religiosa na Europa, onde 91% dos jovens não têm qualquer afiliação religiosa. Logo a seguir, a Estónia, a Suécia e os Países Bálticos, onde de 70 a 80% se dizem não religiosos.
No outro extremo das estatísticas, surge a Polónia com o maior número de crentes e onde apenas 17% se dizem não crentes. A Lituânia conta 25% de jovens não religiosos.
Nos dois países mais poderosos da Europa, também se observa um crescente declínio da religião. Em França, 64% dos jovens declaram-se não crentes, percentagem que, na Alemanha, chega aos 45%.
No Reino Unido, há surpresas: 7% dos jovens definem-se como anglicanos, 10% como católicos e 6% como muçulmanos. A explicação tem a ver com os altos índices de imigração e com o facto de os muçulmanos terem muitos filhos. A prática religiosa também está em crise. Só na Polónia, Portugal e Irlanda mais de 10% vão à missa uma vez por semana: no Reino Unido, França, Bélgica e Espanha, entre 56 e 60% dizem que nunca vão à missa e 63 a 66% nunca rezam..
Muitos europeus são baptizados mas não voltam à Igreja na juventude
 E a sua identidade religiosa já não é transmitida por pais a filhos, mas tem a ver com própria identidade individual.
Um mundo religioso novo!
In JN 1 de abril 2018.

Comentários

Mensagens populares