SVD O AMOR DE CRISTO NOS IMPELE por José Antunes*


SVD
O AMOR DE CRISTO NOS IMPELE por José Antunes*



No próximo dia 17 de Junho de 2018, começa em Roma o XVIII Capítulo Geral da Congregação do Verbo Divino. Um Capítulo Geral é uma ocasião para avaliar o trabalho feito, reflectir sobre a nossa missão e tomar decisões para responder melhor aos desafios que hoje o mundo e a Igreja nos colocam. O tema deste Capítulo é: "O amor de Cristo nos impele: Enraizados na Palavra, comprometidos com a sua missão".
O amor de Cristo é o centro à volta do qual tudo gira. Este amor refere-se, em primeiro lugar, ao amor de Cristo por nós. O Papa Francisco diz que a primeira motivação para evangelizar  "é o amor que recebemos de Jesus, aquela experiência de sermos salvos por Ele que nos impele a amá-Lo cada vez mais". E acrescenta: "o verdadeiro missionário, que não deixa jamais de ser discípulo, sabe que Jesus caminha com Ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele".
O amor de Cristo é também uma referência ao nosso amor por Cristo. São João escreve numa das suas cartas: "Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro". Ou seja, porque Cristo nos amou, nós também queremos amá-Lo e imitá-Lo. O nosso amor por Cristo traduz-se, por exemplo, no anúncio da Sua Palavra, no serviço aos mais pobres, na colaboração com todas as pessoas de boa vontade que lutam pela justiça e pela paz.
O amor de Cristo impele-nos, ao mesmo tempo, em direcção ao Deus Uno e Trino e em direcção às pessoas. Estar mais perto de Deus, enraizados na sua Palavra, certamente ajudar-nos-á a abrir novos caminhos para nos aproximarmos dos outros, apreciar as outras culturas, aceitar posições de liderança numa atitude de serviço. Aproximarmo-nos de Deus ajudar-nos-á a ver a formação, tanto inicial como contínua, como um processo dinâmico em que crescemos como discípulos, não como funcionários de uma empresa multinacional. Estar mais perto de Deus, sem dúvida, compromete-nos a caminhar juntamente com muitos colaboradores leigos e leigas que partilham a mesma missão.
O amor de Cristo impele-nos e fortalece-nos na viagem em direcção a Deus e aos irmãos. É isto que queremos reafirmar no XVIII Capítulo Geral. Agradecidos, contamos com o apoio, solidariedade, amizade e oração de tantos leigos, homens e mulheres, nossos companheiros de missão.  * in Contacto SVD mar|abril 2018

Comentários

Mensagens populares