PORTO Igreja: Clero destaca proximidade e determinação do novo bispo do Porto


PORTO
Igreja: Clero destaca proximidade e determinação do novo bispo do Porto
Abr 15, 2018 - 19:16
D. Manuel Linda foi acolhido este domingo na diocese (C/vídeo)
Foto Diocese do Porto/JLC 
D. Manuel Linda, entrada na Diocese do Porto
Porto 15 abr 2018 (Ecclesia) – O clero da Diocese do Porto ouvido pela Agência ECCLESIA disse que o novo bispo diocesano é próximo, determinado e considera que D. Manuel Linda vai “ter um papel muito importante” num “tempo de mudança” na Igreja Católica.
O padre Jorge Teixeira da Cunha, professor na Faculdade de Teologia da UCP, lembrou o facto de D. Manuel Linda estar ligado ao polo da Foz da Católica, primeiro como estudante e agora como docente, e disse que o novo bispo do Porto vai “ter um papel muito importante” no “tempo de mudança” que a Igreja Católica vive.
“O Porto precisa o que precisam todas as dioceses, de afervorar a fé, aparecer no nosso mundo como uma tenda de campanha, capaz de reabrir a porta da esperança que a Igreja é, oferecer o perdão, a vida na sua profundidade a todos os que nos buscam, neste tempo de mudança que estamos a passar, de uma fé mais institucionalizada a mais personalizada”, afirmou o padre Jorge Teixeira da Cunha.
Para o padre José Pedro, secretário do bispo do Porto, a entrada de D. Manuel Linda na diocese é um “momento importante” e sublinhou a “atenção a todos” e a vontade de “incluir todos” no seu trabalho episcopal.
“Estamos aqui para acolher quem está a chegar”, disse o padre José Pedro.
Para o secretário do bispo do Porto desde D. António Francisco dos Santos, falecido repentinamente no dia 11 de setembro de 2017, o antecessor de D. Manuel Linda tinha uma presença “muito próxima”, que vai ser continuada.
O padre Manuel Martins, vicentino, pároco de Paranhos onde D. Manuel Linda colaborava quando passava pelo Porto, recordou “o amigo desde o tempo do seminário” e disse que a diocese tem um “bispo determinado”.
“A Diocese do Porto tem um bispo determinado, que toma uma decisão, que ouve, que tem consciência de ter de ouvir todas as pessoas e sabe o que quer”, sublinhou.
Para o padre Álvaro Rocha, pároco de São João da Madeira, a Diocese do Porto espera que o novo bispo “continue o trabalho” de D. António Francisco e dê “o seu cunho pessoal e a sua sensibilidade” ao projeto pastoral em curso.
D. Manuel Linda foi nomeado bispo do Porto pelo Papa Francisco no último dia 15 de março; a tomada de posse aconteceu no Paço Episcopal do Porto este sábado e a entrada solene foi na Sé diocese, esta tarde, na Missa a que presidiu e que foi concelebrada pelo episcopado português, o clero da diocese e anteriores colaboradores na Diocese de Braga e no Ordinariato Castrense.
PR


PAQUISTÃO: Perseguição: Mais dois cristãos mortos a tiro no Quetta do Paquistão
Atiradores de motocicleta abrem fogo contra fiéis deixando um culto de domingo na última indignação no Baluchistão



A equipe de Edhi leva os corpos de Azhar Iqbal e Rahid Khalid para Edhi Morgue, em Quetta, em 15 de abril. (Foto fornecida) Zahid Hussain e Naseem James, Quetta 
Paquistão
16 de abril de 2018
Homens armados não identificados atiraram e mataram dois membros da comunidade cristã minoritária quando estavam deixando uma igreja no sul do Paquistão. 
O ataque ocorreu em 15 de abril em Essa Nagri, uma área de maioria cristã em Quetta, capital da província de Baluchistão. 
De acordo com oficiais, pistoleiros andando de motocicleta abriram fogo contra os adoradores cristãos que estavam saindo de uma igreja adventista do sétimo dia depois de seu culto dominical e fugiram. 
Azhar Iqbal, 28, e Rahid Khalid, 19, foram declarados mortos na chegada ao Complexo Médico de Bolan. 
Duas garotas, Sonia Shakil, 11 anos, e William Mehwish, 13, e um homem, Chaudhry Samuel, 38, estavam entre os feridos. 
Logo após o tiroteio, dezenas de parentes das vítimas realizaram um protesto na interseção de Goli Mar, na Barori Road, e gritaram slogans contra as autoridades provinciais. 
"Abaixo o ministro-chefe do Baluchistão, junto com o governo do Balochistão", gritavam os manifestantes, colocando os corpos das vítimas na estrada. 
O protesto de cinco horas foi cancelado depois que o ministro de Minorias do Baloquistão, dinamarquês Kumar, e o comissário do distrito, Farrukh Atique, se encontraram com manifestantes. 
"O governo do Baluquistão concordou em criar um comitê de altos funcionários para elaborar um plano de segurança abrangente para a proteção da comunidade cristã", disse Jaffar George, ex-ministro da Educação que fazia parte da equipe de negociação, ao ucanews.com.
"Condenamos fortemente o ataque terrorista e permanecemos com nossa comunidade neste momento de luto", disse ele. "Um coronel do Corpo de Fronteiras paramilitares nos encontrou e prometeu segurança completa."
O ataque ocorreu quase duas semanas depois de quatro católicos que estavam visitando um parente como parte de uma reunião de Páscoa terem sido mortos em um tiroteio na área de Shah Zaman em Quetta. 
O chamado grupo terrorista do Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade em uma declaração divulgada pela agência de notícias Aamaq.
Uma semana antes do último Natal, dois homens-bomba lotaram uma igreja cristã em Quetta, matando pelo menos nove pessoas e ferindo até 56. O Estado Islâmico também reivindicou a responsabilidade pela carnificina.
Baluchistão empobrecido é a maior província do Paquistão e tem sido destruído pela violênciaperpetrada por militantes islâmicos e separatistas. Os ataques aumentaram em cristãos, xiitas e forças de segurança

Comentários

Mensagens populares