CHINA Perseguição religiosa: Estátua de Santo é removida à medida que repressão ganha ritmo na China


CHINA
Perseguição religiosa: Estátua de Santo é removida à medida que repressão ganha ritmo na China
Incidente na província de Hebei, no norte, segue severa repressão em Henan, já que as autoridades visam a religião
Esta estátua de São João Wu Wenyin na  Igreja Católica de Dongertou, na província de Hebei, foi removida após uma queixa das autoridades. (Foto fornecida)
 repórter da ucanews.com, Hong Kong 
24 de maio de 2018
Uma estátua de um santo mártir foi removida de uma igreja católica na província de Hebei enquanto as autoridades chinesas continuavam com a repressão à liberdade religiosa.
A estátua de St. John Wu Wenyin foi desvelada na Igreja Católica Dongertou, na paróquia Yongnian da Diocese de Handan, em 3 de maio, mas uma fonte disse que as autoridades pediram à igreja para remover a estátua após a cerimônia "provocou uma comoção na internet. "
Wu Wenyin, que foi executado depois de ser torturado durante a Rebelião dos Boxers em Hebei em 1900, foi canonizado pelo falecido  papa João Paulo II em outubro de 2000.
A remoção da estátua na província do norte segue um aumento na repressão contra os cristãos em toda a China, particularmente em Henan, a província com mais cristãos.
A repressão às comunidades católicas e protestantes foi o resultado de mais de dois anos de organização e preparação a nível provincial, municipal e distrital através do Departamento de Trabalho da Frente Unida da China, Professor Ying Fuk-tsang , diretor da escola de divindade em a Universidade Chinesa de Hong Kong, contou recentemente ao ucanews.com.
"Depois de examinar a nova política religiosa do presidente Xi Jinping, há razões para acreditar que o comitê central do partido está tentando suprimir o rápido crescimento entre as religiões", afirmou.
Em Henan, igrejas foram apreendidas, creches fechados e crianças proibidas de frequentar missas e serviços religiosos.
A estátua de Wu Wenyin foi removida por oficiais da diocese que esperam poder voltar a colocá-la em prática em breve.
Um blogueiro online chamado Yifeng, que é suspeito de ter um canal de informação oficial, escreveu um artigo dizendo que a ereção da estátua da diocese de Handan obviamente contradizia a posição política do partido, do estado e de uma associação (a Associação Patriótica Católica Chinesa). e a conferência dos bispos).
Ele disse que o Ministério das Relações Exteriores fez um forte protesto contra a estátua, enquanto uma associação e uma conferência emitiram um comunicado dizendo: "Esta é uma humilhação pública e desprezo pelas pessoas e pela igreja na China, e é algo que absolutamente não pode tolerar e aceitar ".
Yifeng disse que a canonização dos santos é um privilégio da Santa Sé. Esta foi a primeira vez que a igreja no continente ergueu publicamente uma estátua de um dos santos canonizada pela Santa Sé em 2000. A ação foi "declarar descaradamente a guerra contra o princípio da independência, autonomia e autogestão da igreja". ," ele disse.
Ele acreditava que, se a questão não fosse tratada, todas as dioceses da China seguiriam o exemplo. Ele também descreveu como "uma expressão abertamente inescrupulosa de posição, que é tão medonha".
Yifeng questionou se a igreja havia apresentado um pedido ao departamento de assuntos religiosos locais para erigir a estátua.  UCAnews


Comentários

Mensagens populares