ÍNDIA Estado indiano impondo slogan patriótico preocupa líderes da igreja


ÍNDIA
Estado indiano impondo slogan patriótico preocupa líderes da igreja
Orgulho nacional deve se desenvolver naturalmente e não ser forçado, dizem críticos
18 de maio de 2018


Alunos indianos em Mumbai nesta foto do arquivo tomada em 2015. Os estudantes da escola do governo na necessidade do estado de Madhya Pradesh da Índia para dizer um slogan patriótico durante chamadas do rolo do comparecimento. (Foto de Punit Paranjpe / AFP)




Uma diretriz para os estudantes das escolas públicas do estado de Madhya Pradesh, na Índia, de responder com um slogan patriótico chamado "Jai Hind" (saudar a Índia) durante as listas de comparecimento ao público tem sido criticada pelos líderes da Igreja Católica.
Em 15 de maio, o departamento de educação disse que o governo decidiu tornar o slogan obrigatório para as escolas do governo desde o início de um novo ano letivo em junho. 
"Esta é uma idéia equivocada de patriotismo", disse o arcebispo Leo Cornelio, de Bhopal, chefe do conselho episcopal da região.
O slogan comumente usado Jai Hind surgiu durante a luta pela independência da Índia e continua a ser levantado no final do hino nacional. No entanto, Hind é uma forma abreviada de Hindustão (terra dos hindus) que exclui as minorias religiosas da Índia, como cristãos e muçulmanos. 
O governo do estado indiano central, dirigido pelo Partido Bharatiya Janata pró-hindu (BJP), isentou escolas gerenciadas por particulares, como as escolas da Igreja, da nova prática.  
Mas uma fonte oficial em busca de anonimato disse ao ucanews.com que o governo isentou as escolas privadas, temendo uma reação adversa, já que as eleições estaduais devem acontecer em dezembro deste ano. As nove dioceses católicas do estado administram cerca de 500 escolas.
Com todas as escolas já saudando a bandeira nacional e cantando o hino nacional diariamente nas escolas, o prelado descartou a exigência do slogan Jai Hind.
"É ridículo", disse o arcebispo Leo. Ele acrescentou que tais demandas foram destinadas a empurrar um senso distorcido de nacionalidade, o que negou a idéia de uma sociedade inclusiva que aceitasse pessoas de todas as religiões e culturas.
Líderes de minorias religiosas, como o arcebispo Leo, têm reclamado mais amplamente sobre as políticas e posturas de domínio pró-hindu do BJP.
O arcebispo Leo disse que as escolas do governo têm estudantes de várias comunidades religiosas e que tais palavras de ordem, em vez de promover o patriotismo, criariam divisões implantando noções de discriminação religiosa nas mentes dos jovens.
O ministro da Educação, Vijay Shah, descreveu em setembro a intenção de que o slogan Jai Hind fosse adotado nas escolas.
O padre Babu Joseph, ex-porta-voz da Conferência Nacional dos Bispos, agora sediada em Madhya Pradesh, disse que o patriotismo - um sentimento de orgulho em ser um cidadão da nação - deve se desenvolver naturalmente, em vez de ser imposto às pessoas.  
"Mas neste caso, uma ideologia particular é promovida em nome do patriotismo", disse ele.
"Não é desejável, especialmente nas escolas."  UCAnews

Comentários

Mensagens populares