CUBA Guterres chega a Cuba para encontro com presidente e reunião da Cepal


CUBA
Guterres chega a Cuba para encontro com presidente e reunião da Cepal
ONU/Evan Schneider
António Guterres se encontrará com o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.
8 maio 2018

 Assuntos da ONU


Secretário-geral da ONU participa da 37ª sessão da Comissão Econômica para América Latina e Caribe; durante visita ao país, ele reúne-se com o novo presidente Miguel Díaz-Canel; Cepal apresenta proposta para desenvolvimento dos países da região


O secretário-geral da ONU chega à capital de Cuba, Havana, nesta terça-feira, para participar da 37ª sessão da Comissão Econômica para América Latina e Caribe, Cepal. António Guterres aproveita a visita de um dia ao país para encontrar-se com o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.
Durante a sessão anual, a Cepal aproveita para divulgar sua proposta de desenvolvimento para os países da América Latina e do Caribe. A entidade destaca que a região é uma das mais desiguais do mundo, com um coeficiente de Gini, que mede igualdades e desigualdades de renda, de 0,5, comparado com 0,45 da África Subsaariana.
Inovação
Segundo a Comissão da ONU, os atrasos sociais enfrentados pelas nações da América Latina e Caribe têm tido impacto na “produtividade, na tributação e no gasto público”.
No estudo “A Ineficiência da Desigualdade”, a Cepal mostra que políticas em prol da igualdade social contribuem também para a inovação, o aumento da produtividade e a proteção ambiental.
Esforços
Para a entidade, países da América Latina e Caribe precisam investir em um “novo estilo de desenvolvimento para alcançar crescimento, igualdade e sustentabilidade”, como pede a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Carlos Vera/ECLAC
Secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena.
A secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena, declarou que a região “herdou da era colonial uma cultura de privilégios que prioriza as hierarquias sociais” e por isso, é hora de “consolidar uma cultura de igualdade de direitos”.
O documento da entidade destaca que o caminho é investir em igualdades e em uma cultura que premia a inovação e o esforço e não a classe social, a etnia, o gênero e as conexões políticas.
A reunião da Cepal em Havana segue até o dia 11 de maio.  ONU NEWS

Comentários

Mensagens populares