TIMOR LESTE Medos terroristas se espalharam para Timor-Leste como bispo ameaçado


TIMOR LESTE
Medos terroristas se espalharam para Timor-Leste como bispo ameaçado
Autoridades advertem sobre possíveis ataques a igrejas e clérigos como país pronto para a mudança de governo

Os rapazes timorenses andam de bicicleta em frente à igreja da catedral em Dili, nesta foto de arquivo. A segurança foi reforçada após os avisos de uma ameaça terrorista às igrejas em Timor-Leste e ao Bispo Católico de Dili. (Foto de Candido Alves / AFP)

24 de maio de 2018

A polícia da nação predominantemente católica de Timor-Leste emitiu avisos sobre potenciais ataques de extremistas islâmicos a igrejas e até mesmo ao prelado da capital, Bispo Virgilio do Carma da Silva, de Díli .
Houve uma forte presença policial nas igrejas e no palácio do bispo nesta semana, incluindo as missas dominicais, com oficiais uniformizados e vestidos com metralhadoras.
O Bispo da Silva, o prelado de Dili, é um dos três bispos em Timor-Leste.
"Recebi uma ordem do meu comandante em relação a uma ameaça terrorista, por isso fui à Catedral de [imaculada Conceição] de Dili e a algumas outras igrejas em Dili para observar a situação em torno da residência do Bispo Dili", afirmou o vice-comandante da polícia de Dili, Euclides Belo.
"Eu disse aos membros da segurança para informarem a Polícia Nacional imediatamente se os estranhos estiverem perto da residência do bispo", disse ele.
"Também colocámos a polícia comunitária nas aldeias em redor de Dili. Pedimos-lhes que vigiem as residências dos padres e freiras e proporcionem segurança a cada igreja nesta cidade, à luz do que aconteceu na Indonésia", disse Euclides.
Autoridades da Igreja se recusaram a comentar, mas fontes minimizaram a ameaça.
Entretanto, disse Armando Monteiro, o comandante da polícia na região fronteiriça de Maliana, "estamos a trabalhar de perto com a polícia de fronteira e a força de defesa de Timor Leste e a intensificar a nossa presença em torno da fronteira em relação à ameaça terrorista".
As preocupações surgiram antes do despedimento, por parte do principal tribunal do país, de uma petição da Fretilin, o partido político que perdeu o poder nas eleições gerais de 12 de Maio, para que os votos em quatro distritos fossem recontados. Isso abre caminho para que a corte declare oficialmente o resultado que viu a Aliança de Mudança e Progresso (AMP), liderada pelo herói revolucionário Xanana Gusmão, ganhar a maioria com 34 assentos na legislatura de 65 cadeiras, permitindo que governe em seu próprio país. certo.
Gusmão é um ex-presidente e primeiro ministro de Timor Leste. A AMP ainda não revelou quem irá liderar o país uma vez que o tribunal assine o resultado, mas fontes próximas a três grupos de partidos indicaram que Gusmão servirá um terceiro mandato como primeiro-ministro.
As advertências sobre o terrorismo também acontecem apenas 11 dias depois que membros de uma única família lançaram ataques suicidas em três igrejas em Surabaya , a segunda maior cidade da Indonésia no leste de Java.
Enquanto os cristãos constituem uma pequena minoria na nação muçulmana de maioria vizinha, Timor-Leste, que obteve a independência da Indonésia em 2002, é mais de 80% católico. Grande parte do resto da população é adepta de uma série de denominações protestantes. Ucanews

Comentários

Mensagens populares